Passo mais complexo de acordo para produção de vacina contra Covid-19 é incorporação de tecnologia

FIocruz

Publicado em 29/06/2020 - 22:15 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz fez uma transmissão online nesta segunda-feira para dar detalhes sobre a parceria com a Universidade de Oxford e a biofarmacêutica AstraZeneca para compra de lotes e transferência de tecnologia da vacina contra a Covid-19.


O diretor de Biomanguinhos, Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz, Maurício Zuma, avalia que o processo mais complexo da produção da vacina contra a Covid 19, que vai exigir mais adaptações e investimentos da instituição, será o da incorporação da tecnologia.


Zuma participou da transmissão no Canal Saúde, da Fiocruz. O diretor, junto com a presidente, Nísia Trindade, e o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger, esclareceram dúvidas da população sobre a parceria.


O acordo com a biofarmacêutica prevê duas etapas de produção. A primeira consiste na produção de mais de 30 milhões de doses antes do término dos ensaios clínicos. Ao fim dos ensaios e com a eficácia da vacina comprovada, o acordo prevê uma segunda etapa, com a produção de mais 70 milhões de doses.


Em paralelo, a Fundação deverá fazer as adequações necessárias em suas instalações para incorporar a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo, com a transferência da Tecnologia.


O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger, explicou a utilização de componentes do vírus no desenvolvimento da vacina pela Universidade de Oxford. 


Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, ressaltou que a Fiocruz continua os estudos paralelos de outras vacinas em desenvolvimento.


Os especialistas explicaram que os grupos prioritários que deverão receber a vacina, quando da sua aprovação pela Anvisa, serão estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

 

Segundo a Fiocruz, o Laboratório de Biomanguinhos tem capacidade de produção de 40 milhões de doses mensais da vacina sem prejudicar qualquer outra linha de produção atual, considerando a estrutura já instalada e o aumento da produtividade.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo