Projeto oferece apoio psicológico a pessoas que vivem o luto pela Covid-19

Mortes por Covid-19

Publicado em 22/06/2020 - 07:40 Por Nelson Lin - São Paulo

O médico de Niterói, Dayvison Hilário perdeu o pai no fim de maio para a Covid-19. Ele descreveu o processo de entrada de seu pai na UTI desta forma:

 

“Foram 21 dias assim, sem voltar a acordar. Nesses dias, como era me dico do hospital, entrei e sai diversas vezes daquele CTI. Fiz alguns procedimentos no meu pai. Depois que sai a, ligava pra minha ma e. Dias animado com a melhora, outros desanimado com a gravidade do quadro. Infelizmente, no u ltimo dia 29 de Maio, meu hero i partiu. Agora ficam as lembranc as, a saudade e o vazio que jamais sera preenchido.”

 

Perder um ente querido já é um processo difícil, e em tempos de pandemia, com impedimento de visitas no hospital e com o processo de velório e enterro mais rápidos para evitar a contaminação, as dificuldades de se assimilar a perda podem ser ainda maiores.

 

Foi pensando em ajudar o número crescente de pessoas enlutadas pela Covid-19 que algumas entidades se juntaram para criar o site cuidadoaoluto.com.br,. O portal oferece informação e apoio às pessoas que perderam parentes para o coronavírus.

 

Cecilia Rezende, coordenadora do Instituto Entrelaços e uma das idealizadoras da iniciativa, explica como o site pode ajudar quem está em luto.

 

Além do apoio psicológico individual e em grupo, o site também oferece informações sobre o processo de luto e um memorial onde as pessoas escrevem sobre a perda e recebem o feedback de especialistas com a opção de deixar o depoimento público, como foi o caso do médico Deyvison, que você ouviu no começo da reportagem.

 

Cecilia explica ainda que o processo de criar uma narrativa da perda é importante para a compreensão sobre o próprio luto.

 

E quem quiser se voluntariar para ajudar o projeto, pode se informar no próprio site cuidadoaoluto.com.br.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo