Projeto oferece apoio psicológico a pessoas que vivem o luto pela Covid-19

Mortes por Covid-19

Publicado em 22/06/2020 - 07:40 Por Nelson Lin - São Paulo

O médico de Niterói, Dayvison Hilário perdeu o pai no fim de maio para a Covid-19. Ele descreveu o processo de entrada de seu pai na UTI desta forma:

 

“Foram 21 dias assim, sem voltar a acordar. Nesses dias, como era me dico do hospital, entrei e sai diversas vezes daquele CTI. Fiz alguns procedimentos no meu pai. Depois que sai a, ligava pra minha ma e. Dias animado com a melhora, outros desanimado com a gravidade do quadro. Infelizmente, no u ltimo dia 29 de Maio, meu hero i partiu. Agora ficam as lembranc as, a saudade e o vazio que jamais sera preenchido.”

 

Perder um ente querido já é um processo difícil, e em tempos de pandemia, com impedimento de visitas no hospital e com o processo de velório e enterro mais rápidos para evitar a contaminação, as dificuldades de se assimilar a perda podem ser ainda maiores.

 

Foi pensando em ajudar o número crescente de pessoas enlutadas pela Covid-19 que algumas entidades se juntaram para criar o site cuidadoaoluto.com.br,. O portal oferece informação e apoio às pessoas que perderam parentes para o coronavírus.

 

Cecilia Rezende, coordenadora do Instituto Entrelaços e uma das idealizadoras da iniciativa, explica como o site pode ajudar quem está em luto.

 

Além do apoio psicológico individual e em grupo, o site também oferece informações sobre o processo de luto e um memorial onde as pessoas escrevem sobre a perda e recebem o feedback de especialistas com a opção de deixar o depoimento público, como foi o caso do médico Deyvison, que você ouviu no começo da reportagem.

 

Cecilia explica ainda que o processo de criar uma narrativa da perda é importante para a compreensão sobre o próprio luto.

 

E quem quiser se voluntariar para ajudar o projeto, pode se informar no próprio site cuidadoaoluto.com.br.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Lançada no Rio a Campanha Natal sem Fome que completa 27 anos

Com expectativa de arrecadar R$ 30 milhões em doações para a compra de alimentos,  a ONG Ação da Cidadania, lançou neste domingo, no Rio, a campanha “Natal sem Fome”.

Baixar arquivo
Economia

Nascidos em outubro recebem a 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021

Os recursos serão creditados na Poupança Social Digital e esse público pode sacar ou transferir o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem e na rede lotérica de todo o país.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo