Saiba como avaliar situações de risco de contaminação pelo coronavírus

Prevenção

Publicado em 22/06/2020 - 12:34 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

A servidora pública Márcia Cabral acha que pegou coronavírus do marido, quando ele foi ao mercado em Fortaleza, onde moram. Mas pode ter sido também por meio das crianças no parquinho do prédio, onde a filha de quatro anos costuma brincar.

 

Já o analista de TI, Luiz Otávio Lima, imagina que pode ter contraído a doença numa das raras idas ao mercado.

 

Pois é, quando alguém fala que está ou que teve coronavírus, a primeira jpergunta das pessoas é: onde você pegou?

 

O fato é que essa resposta é muito difícil e gera reflexões e teorias de doentes, parentes e amigos sobre a possibilidade de contágio. Aliás, esse é o questionamento que a aposentada Cláudia Sampaio, de São José dos Campos, mais tem ouvido.

 

Hospitais e transporte público podem ter alto risco de contaminação. Os hospitais, claro, porque é para lá que os doentes vão. Já ônibus, metrô e trens, por causa do fluxo de pessoas. Por outro lado, é dentro de casa que o risco de contaminação é o mais baixo.

 

O infectologista e professor da Faculdade de Medicnia da UFMG, Matheus Westin, explica como os locais de risco podem ser avaliados.

 

Por via das dúvidas, é sempre importante tomar os cuidados, que já podem ser considerados básicos: higienizar as mãos e os locais onde as pessoas tocam frequentemente. Evitar encostar no rosto sem lavar as mãos, usar máscara e manter uma certa distância de outras pessoas em locais públicos.

Últimas notícias
Política

Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
Geral

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo