Saiba como se prevenir do câncer de rim; doença tem alta letalidade e difícil diagnóstico

Alta letalidade

Publicado em 26/06/2020 - 16:46 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Quase  metade da população brasileira não sabe ou acha que a associação entre sedentarismo, obesidade  e câncer de rim é falsa. Esse contingente é ainda maior entre pessoas na faixa etária acima dos 55 anos. Os dados são de uma pesquisa do Ibope em parceria com o Instituto Oncoguia Pfizer e o Instituto Vencer o Câncer.

 

Apesar da menor incidência, o câncer de rim tem alta letalidade, como explica a oncologista do Hospital BP Mirante e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer, Camila Yamada.

 

Segundo a oncologista, o grande problema do câncer de rim é a falta de sintomas em sua fase inicial. Camila Yamada orienta que, ao observar sinais como dor na região renal, sangue ou cheiro alterado na urina, o paciente deve procurar um nefrologista.

 

Entre os fatores de risco apontados por ela estão a hipertensão, alcoolismo, diabetes, consumo de alimentos processados e o desempenho de atividades  onde há manipulação de combustíveis, produtos químicos e agrotóxicos.

 

Camila Yamada esclarece mitos, como o que afirma que a água previne o câncer de rim. Segundo afirma, a ingestão de água é uma conduta mais que obrigatória para a manutenção da saúde não só dos rins, mas de todo o corpo.

 

Yamada cita as práticas também recomendadas para zelar pela saúde e assim diminuir os riscos de problemas renais.

 

Nesses tempos de pandemia do novo coronavírus , a médica recomenda a manutenção dos tratamentos contínuos de saúde, principalmente para os pacientes oncológicos, porém alerta que a quebra do isolamento seja restrita a esses atendimentos,  já que a imunidade desses pacientes está entre as mais baixas dentre os integrantes dos  grupos de risco para a Covid 19.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo