39 voos trouxeram 240 milhões de máscaras da China para combate à Covid-19

Combate à Covid-19

Publicado em 20/07/2020 - 19:45 Por Renata Martins - Brasília

O governo federal concluiu operação que trouxe da China 240 milhões de máscaras cirúrgicas e N95 para auxiliar no combate à Covid-19. Foram necessários 39 voos para transportar os insumos que estão sendo distribuídos aos estados para os profissionais de saúde.

 

O último veio de Guangzhou, na China e aterrizou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na noite desse domingo (19). A operação durou três meses, custou cerca de R$80 milhões e foi realizada pela empresa aérea Latam. Cinco Boeings se revesaram na operação.

 

O ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes, comentou o trabalho. O Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa, lembrou que a operação foi complexa, porque havia inclusive o medo de que algum país retivesse a mercadoria.

 

Em abril, um mês antes da chegada da primeira carga de máscaras adquiridas pelo governo federal, 600 respiradores artificiais comprados da China pelo consórcio de estados do Nordeste foram retidos no aeroporto de Miami, nos Estados Unidos.

 

Marcello da Costa deu detalhes da logística montada pelo Ministério da Infraestrutura. As aeronaves com os insumos comprados pelo brasil fizeram escalas em cidades como, as chinesas Xangai, Guangzhou, Xiamen, Amsterdã, na Holanda, Auckland, na Nova Zelândia, Santiago, no Chile. Todo o material importado chegou ao Brasil por São Paulo.

 

Em maio, o Conselho Federal de Medicina identificou que a falta de máscaras N95 está entre as principais falhas identificadas pelos profissionais que atuam em unidades de saúde prestando assistência a casos confirmados e suspeitos de Covid-19.

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotoficação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo