Boletim CNJ: casos de Covid-19 em presídios do país dobraram em julho

Boletim CNJ

Publicado em 30/07/2020 - 16:27 Por Dayana Vitor - Brasília

*atualizada em 31/07/20 às 15h25

 

Os casos e as mortes por Covid-19 praticamente dobraram no período de um mês, dentro das penitenciárias brasileiras. No final de junho, eram mais de 9,5 mil servidores e detentos contaminados. Agora, no final de julho, já são quase 17 mil infectados.

 

Já as mortes passaram de 600 para mais de 1,2 mil em todo o país nesse período. Esses são os dados do último balanço do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a situação dentro das cadeias.

 

O CNJ revela que esse acréscimo se deve a fatores como o aumento no número de  testes para detectar a doença, como explica o juiz auxiliar do órgão, Antônio Tavares.

 

Apesar do aumento de registros da Covid-19 nas penitenciárias de todo o Brasil desde março, no Distrito Federal os familiares dos presos só ficam sabendo se eles estão com coronavírus quando são transferidos de local, como denuncia uma mãe que prefere não se identificar.

 

O presidente do Sindicato dos Policiais Penais do DF, Paulo Rogério, acrescenta que não são apenas os presos confirmados com a Covid-19 que são transferidos para outro presídio.

 

Além dos detentos, os servidores do Complexo Penitenciário da Papuda no DF com suspeita de Covid-19 também já entram em quarentena antes da confirmação da doença. Outra estratégia de combate é a realização de testes. De acordo com Secretaria de Administração Penitenciária, o DF é responsável por quase 30% de todos os exames de detecção do novo coronavírus realizados nas penitenciárias brasileiras.

 

O boletim do CNJ sobre os contaminados e mortos pela Covid-19 tem como base dados dos poderes públicos locais e ocorrências informadas ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Ele é divulgado às quartas-feiras e serve para traçar estratégias de combate ao problema.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo