Brasil tem mais de 85 mil mortes e 2,343 milhões de casos de Covid-19

Covid-19

Publicado em 24/07/2020 - 20:24 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Ministério da Saúde atualizou nessa sexta-feira o balanço da pandemia do novo coronavírus. Em 24 horas, foram 55.891 novos casos, o que aumentou para 2,343 milhões pessoas que testaram positivo para a Covid-19. E a semana termina com mais de 85 mil mortes. São 85.238 vítimas da doença, sendo 1.156 notificações em 24 horas.


A Organização Mundial de Saúde registrou no fim da manhã desta sexta, no horário de Brasília, um aumento recorde nos casos de coronavírus em todo o mundo. Foram 284.196 novas infecções em 24 horas. Os países com a maior quantidade de novos casos foram, nesta ordem: Estados Unidos, Brasil, Índia e África do Sul.


Nesse mesmo período, o mundo teve 9.753 novas mortes pela doença. Foi o maior número diário de vítimas da Covid desde o recorde de 9.797, no dia 30 de abril. Essas mais de 9.700 mortes são quase o dobro da média de óbitos para este mês, de 5 mil por dia.


E, sobre vacinas, a agência de notícias Reuters informou, com exclusividade, que a União Europeia não quer participar da aliança Covax, liderada pela OMS para a produção dos imunizantes. O Brasil faz parte dessa iniciativa com a OMS.


A agência checou a informação com duas fontes. De acordo com elas, enquanto a OMS quer garantir vacina para todo o mundo, o bloco europeu quer acabar com a pandemia na Europa até o fim deste ano. A medida seria uma resposta ao governo dos Estados Unidos, que anunciou a compra antecipada de todos os lotes de duas vacinas que estão em fase de teste.


Ainda de acordo com as fontes da Reuters, esse desenvolvimento em escala global, defendido pela OMS, torna a pesquisa mais lenta e deixa a vacina mais cara. A União Europeia quer as doses de vacina o quanto antes e por menos de US$ 40, que corresponde a pouco mais de R$ 200. A postura do bloco europeu pode atrasar o trabalho da aliança Covax.


Oficialmente a União Europeia não comentou a reportagem. A OMS também não, mas a aliança usa um mecanismo para que os países mais ricos, como os da União Europeia, paguem mais caro, para garantir que a vacina chegue aos países mais pobres. Mas o bloco europeu poderia conseguir preços menores se usasse um esquema de compra antecipada.

Últimas notícias
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo