Profissionais de saúde de Curitiba ganham linha de ônibus exclusiva durante a pandemia

Curitiba

Publicado em 10/07/2020 - 17:12 Por Kariane Costa (produção: Salete Sobreira) - Brasília

Em Curitiba,  profissionais da saúde contam com atendimento especial no transporte público. A iniciativa tem dado certo e ajudado os trabalhadores a se locomover na cidade durante a pandemia.

 

Há duas semanas já em funcionamento, a linha de ônibus exclusiva evita o contato desses profissionais com outros usuários, e faz o trajeto até os hospitais e clínicas.

 

Todos os dias, quase 10 mil profissionais da saúde usam o transporte, que também é acessado por trabalhadores da limpeza, alimentação e atendimento administrativo de hospitais. Todos devem se identificar antes de embarcar com crachá do trabalho.

 

A técnica de enfermagem Adriana Santana usa o serviço e aprova a ideia mas, para ela, a empresa poderia investir em mais ônibus, para evitar aglomerações.

 

Na avaliação de Flaviano Ventorim, presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná, o serviço facilita a vida e prioriza os profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia.

 

Segundo Ogeny Maia Neto, presidente da Companhia de Urbanização de Curitiba (Urbs), foi feito um estudo para traçar o perfil do usuário por hora e tipo de atividade, que definiu os horários de embarques pela manhã e à noite.


A linha faz apenas um trajeto, do Terminal Rodoviário Pinheirinho até a Praça Rui Barbosa. Segundo  a Urbs, a escolha da linha se deve ao fato das regiões cobertas pelos locais do trajeto contarem com diversos estabelecimentos de saúde, como hospitais, clínicas e UPAs.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo