Regiões do Alto e Baixo Acre começam nova fase de reabertura do comércio

Bandeira laranja

Publicado em 21/07/2020 - 19:45 Por Ariane Póvoa - Brasília

A partir de reavaliação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 no Acre, o estado passou para uma nova fase de reabertura do comércio.

 

As regionais do Alto Acre e Baixo Acre, que estavam classificadas na bandeira vermelha - considerada de emergência - avançaram para o nível de alerta, representado pela bandeira laranja. Assim, todas as três microrregiões avaliadas estão atualmente na mesma fase, já que a regional do Juruá se manteve na bandeira laranja.

 

Nessa classificação, ficam permitidas diversas atividades comerciais, incluindo a abertura de shoppings e galerias, com limite de 30% da capacidade de público e sem funcionamento das áreas de lazer e alimentação. Feiras livres, comércio de rua e ambulantes podem funcionar conforme orientações específicas.

 

Em videoconferência nessa segunda-feira (20), o secretário de Saúde do Acre, Alysson Bestene, disse que a classificação nos níveis vermelho, laranja, amarelo e verde é um instrumento que assegura a retomada gradual e responsável das atividades econômicas.

 

Segundo ele, a cada 14 dias é realizada uma nova avaliação dos indicadores, e cabe às prefeituras autorizar as atividades.

 

 

Bares, restaurantes e lanchonetes permanecem exclusivamente com o serviço de delivery ou drive-thru.

 

Ainda seguem fechadas as academias de ginástica, clubes esportivos, teatros, cinemas, eventos religiosos e escolas.

 

O número de infectados pela Covid-19 no Acre chegou a 17,7 mil nesta terça-feira (21). São 469 mortes pela doença.

 

Atualmente, o estado tem cerca de 70% dos leitos de UTI ocupados.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo