Vacina chinesa contra Covid-19 será testada em voluntários no Brasil a partir de 20 de julho

Covid-19

Publicado em 06/07/2020 - 19:01 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Começa a ser testada no Brasil, a partir do dia 20 de julho, a vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. Os testes foram autorizados pela Anvisa na última sexta-feira, e os voluntários podem se inscrever no programa de pesquisa a partir de segunda-feira que vem.


No Brasil, a pesquisa é coordenada pelo Instituto Butantan, em São Paulo, mas voluntários também vão ser cadastrados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e no Distrito Federal, por outros 12 centros de pesquisas que integram o projeto.


Apenas profissionais de saúde que estão trabalhando diretamente no atendimento de pessoas com coronavírus, mas que não contraíram a doença, vão poder se cadastrar como voluntários.


Em todo o país, 9 mil pessoas vão participar dos testes. Elas serão divididas em 2 grupos: um, que vai receber a vacina; e outro, que vai receber o placebo, uma substância que parece com a vacina, mas que não tem o princípio ativo.


Essa é a terceira e última fase de testes da vacina, a chamada fase 3. Na segunda fase de testes, ela foi aplicada em mil voluntários, todos na China, e em 90% dos casos, conseguiu impedir a infecção pelo novo coronavírus. Para o diretor do instituto Butantan, Dimas Covas, esse resultado é animador.


Pela previsão de Dimas Covas, a vacina vai estar pronta para comercialização no segundo semestre do ano que vem.


A pesquisa no Brasil vai custar R$ 85 milhões e os custos vão ser arcados pelo governo de São Paulo. O acordo com o laboratório chinês prevê o repasse de tecnologia da produção da vacina para o Butantan.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo