Brasil completa 6 meses do primeiro caso de coronavírus

Empresário de SP que havia estado na Itália teve o diagnóstico

Publicado em 27/08/2020 - 08:58 Por Eliane Gonçalves - Brasília

Nessa quarta-feira (26), completou seis meses a confirmação do primeiro caso de coronavírus no país. Um empresário que mora em São Paulo tinha acabado de chegar da Itália, passou mal e foi até um hospital privado e teve o diagnóstico confirmado.

O coordenador executivo do centro de contingência João Gabbardo, que era secretário executivo do ministério da saúde, lembrou dos números da pandemia naquele dia.

De lá para cá, a China registrou até agora 4 mil 634 mortes por covid 19 enquanto o Brasil se tornou o epicentro da pandemia. E exatamente nessa quarta-feira o país ultrapassou os Estados Unidos em número de mortes por 100 mil habitantes, passando a liderar o ranking das vítimas do coronavírus no mundo.

Segundo a universidade Johns Hopkins, o Brasil passou a registrar 55 mortes por 100 mil habitantes e os Estados Unidos 54. Em números absolutos são mais de 117 mil brasileiros que morreram vítimas da pandemia em 6 meses.

Mas não são só números. Foi um porteiro, Manoel Messias Freitas Filho, de 62 anos, o primeiro brasileiro a morrer com coronavírus no Brasil, no dia 16 de março, também em São Paulo. O pai e a mãe de Manoel não puderam participar do sepultamento por serem do grupo de risco e o velório foi rápido e restrito à família. O que virou regra em todas as despedidas, não só de quem morreu com a Covid-19.

Em seis meses essa não foi a única mudança na vida das pessoas. O home office passou a ser realidade para os profissionais que têm condições de fazer trabalho à distância. Já os serviços de entrega representam um setor da economia que cresceu mais de 30% enquanto o desemprego aumentou 20% atingindo 13% da população economicamente ativa.

Em São Paulo, onde foi registrado o primeiro caso, nessa quarta-feira foram confirmados mais de 776 mil casos de coronavírus, com 29 mil 194 mortes em função da doença.

Nas últimas 24 horas, mais 282 pessoas morreram por Covid-19 só em São Paulo.

Quase 5 mil pessoas estão internadas em UTIs em todo o estado e 6.355 pessoas internadas em enfermarias.

 

 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Prefeitura reabre o Vale do Anhangabaú para atividades públicas

Decisão só foi possível porque cerca de 80% da população da cidade de São Paulo com 18 anos ou mais já tomou, pelo menos, uma dose da vacina contra covid-19.

Baixar arquivo
Geral

Anvisa decide não analisar pedido de uso emergencial da Covaxin

A agência reguladora já havia suspendido os estudos clínicos da vacina no país, sendo que a aplicação em voluntários brasileiros nem chegou a ocorrer.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei feminino do Brasil estreia com vitória nos Jogos Olímpicos

Além das competições, destaque vai para a aproximação de uma tempestade tropical que, dependendo de como atingir o Japão, a agenda olímpica poderá ser suspensa.

Baixar arquivo
Geral

Brasil recebe mais 2,1 milhões de vacinas da Pfizer contra a covid-19

Entregas fazem parte de 13 milhões de doses até o dia 1º de agosto, provenientes do primeiro contrato assinado entre a Pfizer e o governo federal em março.

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiros conquistam as primeiras medalhas nas Olimpíadas de Tóquio

Kelvin Hoefler fez história ao participar do primeiro pódio olímpico do skate e o estreante Daniel Cargnin garantiu medalha no judô ao vencer israelense por waza-ari.

Baixar arquivo
Geral

Ilha de Paquetá, Rio, vacina hoje adolescentes contra covid-19

A ação com cerca de 400 adolescentes é mais uma etapa do projeto PaqueTá Vacinada, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo