Covid-19 avança nos municípios do interior do Rio de Janeiro

Em Itaperuna, o número de casos deu um salto de 411% em 1 semana

Publicado em 19/08/2020 - 15:54 Por Raquel Júnia - Brasília

Duas cidades da região do norte do Rio de Janeiro atingiram, nos últimos dias, o pico no número de casos de covid-19, desde o início da pandemia. Entre 9 e 15 de agosto, Campos e Itaperuna bateram o recorde de infectados em sete dias, com mais de 400 casos confirmados.

Toda a região norte e noroeste fluminense registrou, na mesma semana, a marca de 2.139 novas infecções, segundo maior número para o período, com crescimento de mais de 38% frente a semana anterior. Os dados são do Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense, uma plataforma desenvolvida por jornalistas que reúne os dados oficiais divulgados pelas Prefeituras.

Em Campos, houve aumento de 79,2% em comparação com os sete dias anteriores. O município saltou de 255 para 457 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus. Antes dessa marca, o maior número havia sido verificado entre 28 de junho e 4 de julho, quando foram contabilizados 340 casos. Vinte e quatro pessoas morreram na semana passada, quando foi registrado o segundo maior número de óbitos, o que só foi superado no período entre 26 de julho e 1° de agosto, com 38 mortes.

Em Itaperuna, os dados mostram um aumento de mais de 411% em 15 dias. O município passou de 147 infectados, entre os dias 26 de julho e 1° de agosto; para 436, na última semana.

O professor Rogério Atem, diretor do Polo de Inovação do Instituto Federal Fluminense, situado em Campos, avalia que o avanço da doença na região acontece em uma janela de tempo posterior a das capitais por motivos que ainda não estão claros.

Outra cidade preocupante é Macaé, que teve um crescimento de 81% nos registros. O número de casos passou de 273, entre 02 e 08 de agosto; para 495, na última semana. Já as mortes na cidade, 3, se situaram no menor índice desde a semana entre 03 e 09 de maio.

Levando-se em conta toda a região norte e noroeste, o aumento do número de mortes foi 18%, com um salto de 44 para 52 óbitos.


 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

MDHC apura bullying contra aluna autista em escola no interior de SP

A estudante foi espancada e deixada seminua no ginásio da escola, que fica no interior paulista. A mãe da vítima afirma que essa não foi a primeira discriminação capacitista sofrida na escola.  

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo