Covid-19: estudo com plasma de infectados apresenta resultado positivo

O uso da substância em pacientes graves pode reduzir a mortalidade

Publicado em 31/08/2020 - 15:55 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O uso do plasma convalescente em pacientes graves da covid-19 pode reduzir a mortalidade pela doença. É o que mostra estudo feito pelo Hemorio com 150 pacientes internados nos hospitais Pedro Ernesto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, e no Instituto Estadual do Cérebro.

O plasma convalescente é retirado do sangue de pacientes que já se recuperaram da covid-19 e tem anticorpos para a doença.

O diretor do Hemorio, Luiz Amorim, disse que o estudo vai ser divulgado neste mês de setembro e que por isso não poderia dar mais detalhes. Mas, adiantou que as respostas são animadoras e que além do grupo que fez parte do estudo, o plasma tem sido utilizado em pacientes graves, de forma humanitária.

A mesma técnica do plasma convalescente foi aplicada nas epidemias de ebola e H1N1; e surge como mais uma possível estratégia para o combate ao coronavírus.

Nesta segunda-feira(31), o Hospital Icaraí e o Hospital e Clínica São Gonçalo iniciaram campanha nas próprias unidades para que funcionários e colaboradores que já foram infectados pelo novo coronavírus doem plasma do sangue. Nestas unidades, o material vem sendo usado experimentalmente em pacientes com a doença, mas os estoques estão reduzidos.


 


 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo