Covid-19: vacina russa é apresentada em comissão da Câmara

Deputados conheceram detalhes técnicos e a sua forma de produção

Publicado em 26/08/2020 - 15:15 Por Anna Luísa Praser - Brasília

O tema central do debate da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha ações de enfrentamento à pandemia da covid-19 e é presidida pelo deputado Luiz Antônio Teixeira, do PP do Rio de Janeiro, foi conhecer os detalhes técnicos da vacina e a forma como a produção poderia ser organizada no Brasil.

Por aqui, a vacina seria produzida por meio de uma parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná e o Instituto Gamaleya, da Rússia. Mas para isso, ela precisa ser aprovada pela Anvisa. No entanto, os resultados da primeira e da segunda fase clínica dos estudos ainda não foram apresentados pela Tecpar à agência.

De acordo com o presidente da Gamaleya, Alexander Gintsburg, a vacina seria aplicada em duas doses, com intervalo de três semanas entre elas. O imunizante é composto por dois componentes diferentes, chamados de adenovírus humano, que combinados, estimulam o corpo a produzir a resposta imunológica adequada.

Ainda segundo o instituto russo, a eficácia da vacina tem se comprovado ao longo dos últimos cinco meses, mas a expectativa é que a vacina garanta a imunização por até dois anos.

A vacina apresenta alguns efeitos colaterais leves, como febre baixa e sintomas de resfriados, que não duram mais de um dia.

O diretor de investimentos diretos da Rússia, Kiril Dmitriev, disse que até dezembro, a Rússia terá produzido 10 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus.

O embaixador da Federação Russa no Brasil, Sergey Akopov, destacou que a Rússia está aberta a uma colaboração bilateral com o Brasil:


Sergey declarou ainda que não existe interesse em ganhar mercado, mas sim em fabricar o quanto antes o remédio que possa garantir uma proteção eficaz contra o novo coronavírus.

Os ensaios clínicos para a vacina Russa já estão entrando na terceira fase. Nesse processo, que deve durar seis meses, 40 mil voluntários serão testados, inclusive no Brasil.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo