Média móvel de mortes por Covid-19 cresce no Rio de Janeiro

Especialistas alertam para riscos de segunda onda da doença

Publicado em 27/08/2020 - 21:09 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Desde o dia 17 de agosto, tanto o município quanto o estado do Rio de Janeiro têm registrado aumento na média móvel de mortes por Covid-19.

De acordo com dados do painel "Monitora Covid-19", divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz, nesta quinta-feira (27),no caso da capital, a média diária de novos óbitos mais do que dobrou, passando de 29,71 para 69,43, o maior patamar desde 9 de julho. 

O estado apresentou movimento semelhante, chegando a 118 mortes diárias no dia 24 de agosto, o maior patamar desde 25 de julho.  

A média móvel, que observa a tendência da pandemia, é calculada a partir da soma de novos óbitos registrados em 24 horas, com aqueles confirmados nos seis dias anteriores. O resultado, então, é dividido por sete. O objetivo do indicador é reduzir o impacto das oscilações diárias, já que menos notificações são inseridas nos sistemas de dados nos fins de semana. 

Com base nos novos números, pesquisadores alertaram para a necessidade de reforçar as medidas de prevenção à doença e evitar uma segunda onda de contágio. 

O epidemiologista da Fiocruz, Diego Xavier, coordenador da plataforma Monitora Covid-19, explica que a alta é reflexo do descuido em relação às medidas de prevenção.

Xavier destaca a necessidade de a população colaborar para evitar que os números da doença continuem aumentando. 

Na avaliação do coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, a pandemia voltou a avançar na capital e ao mesmo tempo em que continua o movimento de interiorização.

Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde informou que não utiliza a média móvel para contabilizar os casos de Covid-19, para evitar distorções nos casos contabilizados. O órgão avaliou que o número de óbitos está em queda sustentada desde o início de maio, quando analisada a data da ocorrência da morte e não a data de sua divulgação.

Já a Secretaria Municipal de Saúde disse que está avaliando os números de óbitos e casos dos últimos dias e apontou mudanças metodológicas, além de aumento na testagem, entre os fatores que podem explicar o crescimento das notificações. 

Com informações da Agência Brasil. 

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo