Ministério alerta para casos de SIM-P entre crianças com Covid-19; doença pode matar

Crianças com Covid-19

Publicado em 06/08/2020 - 23:16 Por Victor Ribeiro - Brasília

Crianças e adolescentes que se contaminaram pelo coronavírus têm chances de desenvolver uma doença rara, que pode levar à morte. O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (6) que monitora os casos da SIM-P, Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, para compreender melhor essa relação entre a doença e o vírus que causa a Covid-19.

 

De acordo com o ministério, desde o começo do ano, pelo menos três jovens morreram por causa da SIM-P no estado do Rio de Janeiro. Ainda de acordo com a pasta, outros 71 casos foram registrados, sendo 22 no Rio, 29 no Ceará, 18 no Pará e dois casos notificados no Piauí. As pessoas que contraíram a síndrome têm idades que variam de 7 meses até 16 anos.

 

Entre os sintomas mais comuns estão febre por mais de 24 horas, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório.

 

O vice-presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Marcelo Otsuka, explica que a síndrome também provoca o mau funcionamento de dois órgãos simultaneamente em crianças e adolescentes.

 

O tempo entre a exposição ao coronavírus e as manifestações clínicas da SIM-P variou de 6 a 60 dias. Em um comunicado, o Ministério da Saúde ressaltou que, em relação ao total de casos de crianças e adolescentes que tiveram Covid-19, a quantidade que desenvolveu a síndrome é muito pequena. Mas os casos descritos apontam para “uma possível relação de uma nova característica da Covid-19 em crianças e adolescentes”.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia emitido um alerta internacional aos pediatras sobre a relação da contaminação por coronavírus com a Síndrome Inflamatória Multissistêmica e com a Síndrome de Kawasaki.

 

Existem relatos de suspeitas de doença de Kawasaki associada à Covid-19 nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, França e Itália. No dia 20 de maio, o Ministério da Saúde já havia emitido um alerta para que os pediatras brasileiros ficassem atentos a esses sintomas. O objetivo era identificar precocemente outras doenças que podem ter relação com o coronavírus.

 

O médico Marcelo Otsuka destacou que a única forma eficaz de se prevenir a SIM-P é não deixar a criança ou o adolescente se infectar pelo coronavírus.

 

A maior pesquisa sobre a pandemia no Brasil, feita pela Universidade Federal de Pelotas com quase 90 mil pessoas em 133 cidades, concluiu que as crianças são tão vulneráveis a contrair o coronavírus quanto os adultos. A diferença é que os mais jovens têm menos chance de desenvolver sintomas graves.

 

Esse novo alerta do governo brasileiro sobre a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica coincide com o momento em que as aulas começam a ser retomadas em diversos municípios.

 

 


* Com produção de Salete Sobreira

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo