Notificações da Covid-19 crescem na capital do Rio de Janeiro

Covidímetro mostra queda, entretanto, no interior do estado

Publicado em 26/08/2020 - 19:49 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Com mais de 216 mil casos confirmados da Covid-19 e 15,7 mil óbitos pelo novo coronavírus, o Rio de Janeiro tem registrado queda nas taxas de contágio pela doença em algumas cidades do interior do estado. Porém, houve crescimento na capital e na região metropolitana nos últimos dias.

O Covidímetro, um estudo feito  pela UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, analisa semana a semana as taxas de contágio na cidade do Rio de Janeiro e nas últimas 33 semanas após a decretação da pandemia.

Na semana passada, de número 32, encerrada no último dia 16, foram notificados cerca de  2,5 mil casos da doença. Na medição mais recente, que tem como referência o último domingo (23),  o número diário de notificações havia subido para pouco menos de cinco mil ao dia.

O Grupo de Trabalho Multidisciplinar da UFRJ, autor do estudo sobre a Covid-19, calculou que na última semana o índice de transmissão do vírus na cidade do Rio aumentou. O valor "R", como é chamado pelo especialistas, passou de 1,14 para 1,18.

As taxas de contágio na capital fluminense estão em 1,18, o que representa risco moderado de contaminação.  Porém, pouco a pouco vem se aproximando da zona laranja, quando o risco de contágio se torna alto e as taxas chegam a 1,2.

O  número de casos em cidades da Baixada Litorânea, Centro-Sul, Médio-Paraíba, Noroeste, Norte Fluminense e região Serrana do Rio,  mesmo em queda, ainda preocupa por estarem situados na zona laranja.Nessas localidades, as taxas de contágio vão de 1,31 a 1,37.

O monitoramento é apurado a partir de antenas de celulares que captam a movimentação dos aparelhos. Com isso, o cruzamento de dados da rede com os números reportados geram o chamado número "R", que é o valor da taxa de contaminação. Ou seja, 100 pessoas contaminadas que saem as ruas podem contaminar outras 118.

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo