Procon notifica Albert Einstein por erro em testes de Covid-19 no Paulistão

Paulistão

Publicado em 05/08/2020 - 16:27 Por Lincoln Chaves - São Paulo

A Fundação Procon de São Paulo informou nesta quarta-feira (5) que na última terça-feira (4) notificou o Hospital Albert Einstein sobre resultados de testes do novo coronavírus (covid-19), realizados em jogadores e membros da comissão técnica do Red Bull Bragantino, no último dia 27 de julho. Erroneamente, 23 dos exames deram positivo.

 

O resultado correto, com 100% dos casos negativos, só foi confirmado após dois dias e poucas horas antes do jogo contra o Corinthians, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. No intervalo entre os exames, o time de Bragança Paulista (SP) levou os atletas a outros dois laboratórios para novos testes. Todos deram negativo.

 

Em comunicado assinado junto da Federação Paulista de Futebol (FPF) e do próprio Bragantino, o hospital diz que foram identificados dois lotes de reagentes importados (primers) com instabilidade de funcionamento. Segundo o Einstein, os reagentes foram "provavelmente os responsáveis pela divergência".

 

Ainda de acordo com a nota, a fabricante, uma empresa internacional que não foi nomeada, foi notificada sobre a ocorrência e os lotes foram retirados do laboratório. O texto ainda relata que o hospital identificou mais 44 divergências adicionais, e que comunicou os resultados aos pacientes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está a par da ocorrência.

 

O Procon aguarda uma posição do Einstein em até 72 horas, a partir da notificação, e faz diversos questionamentos: qual a empresa responsável pela elaboração e aplicação dos testes; se há probabilidade de novos erros em diagnósticos; os tipos de exames para detecção de coronavírus disponíveis no hospital; os critérios para seleção e escolha dos testes; a origem dos reagentes e as medidas tomadas após constatada a divergência; entre outras perguntas.

 

O Hospital Albert Einstein tem conduzido os testes da Covid-19 dos participantes do Campeonato Paulista desde a retomada da competição. A FPF anunciou que antes do segundo jogo da final do Estadual, entre Palmeiras e Corinthians, neste sábado (8), atletas e comissões técnicas de ambas as equipes realizarão novos exames no hospital.

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo