Protesto em Copacabana marca os quase 100 mil mortos pela Covid-19 no país

Copacabana

Publicado em 08/08/2020 - 15:44 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

 

Uma manifestação na praia de Copacabana, no Rio, neste sábado (8), lembrou os quase 100 mil mortos pelo coronavírus no país. Mil balões de gás vermelhos foram soltos e 100 deles foram amarrados a cruzes pretas, simbolizando o número de brasileiros que faleceram por conta da pandemia. O protesto foi feita pela Organização Rio de Paz.

 

O taxista Marco Antônio do Nascimento Silva, cujo filho é uma das mais de 14 mil vítimas da Covid-19 no estado do Rio, iniciou a soltura dos balões. Em um protesto semelhante realizado em junho, o taxista que passava pelo local recolocou as cruzes na areia que haviam sido arrancadas por um homem que se incomodou com o protesto. As imagens do vandalismo na instalação e da recolocação das cruzes por Marco Antônio viralizaram. Segundo a organização, a participação dele simboliza também a dor da perda daqueles que passarão o dia dos pais neste domingo sem seus filhos e pais.

 

O presidente da ONG Rio de Paz, Antonio Carlos Costa, destacou que os governos erraram na condução da crise de emergência sanitária pela falta de uniformidade no discurso e capacidade de trabalharem juntos para preservar as vidas.

 

"A pandemia começou há sete meses e chegou no Brasil há cinco meses. Cento e oitenta e oito países foram infectados. O Poder Público e a sociedade brasileira precisam responder: por quê somos o segundo país do mundo em número de mortos? Da resposta dependem as mudanças pelas quais o país precisa passar a fim de vivermos num país no qual a santidade da vida humana seja respeitada". 

 

Uma grande faixa com a frase "100 mil: por quê somos o segundo país em número de mortos?" também foi colocada na areia. O Brasil atingiu nesta sexta-feira (7) 99.572 mortes pelo coronavírus e mais de 2,962 milhões casos da doença. No Rio de Janeiro, o ultimo balanço oficial indica 14.028 óbitos e quase 176 mil casos desde o início da pandemia.

Últimas notícias
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo