Relatório mostra avanço da tuberculose em comunidades do Rio

Publicado em 19/08/2020 - 16:49 Por Cristiana Ribeiro - Rio de Janeiro

Em meio à pandemia de covid -19, com as unidades e profissionais de saúde voltados para o atendimento aos milhares de contaminados no estado, os números da tuberculose chamam a atenção no Rio de Janeiro. Ao lado do Amazonas, Pará, Roraima e Acre, o Rio tem os maiores coeficientes de incidência da doença, de acordo com o boletim epidemiológico de 2020 do Ministério da Saúde.

Na cidade do Rio de Janeiro, os números são ainda mais alarmantes, com 56% de todos os casos de tuberculose notificados no estado. A capital fluminense é a segunda no país com a maior incidência da doença, e a terceira com o maior número de mortos por tuberculose.

 

Os principais sintomas da tuberculose são tosse, febre, suor noturno e dor no peito. O tratamento é feito com antibióticos e não pode ser interrompido até que o paciente fique curado.

 

Nesta semana, a Frente Parlamentar de Combate à Tuberculose da Câmara de Vereadores do Rio divulgou um relatório com dados de 2019 que mostram que a doença vem aumentando principalmente entre as comunidades que vivem de forma precária, como no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste, entre a população que vive em situação de rua, e nos grandes complexos de favelas, como Manguinhos, Alemão, Jacarezinho e Maré.

 O documento recomenda às autoridades de saúde do município o aumento da cobertura do serviço de atenção primária.

A Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota, que o trabalho da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde é contínuo, com as equipes monitorando e acompanhando casos em andamento e novas notificações.

A Secretaria de Saúde do estado reconhece que a tuberculose é um problema sério de saúde pública no Rio de Janeiro, porque é uma doença de transmissão respiratória. Ainda segundo a pasta, as características de ocupação da cidade, como as dezenas de comunidades, favorecem o contágio devido ao grande número de pessoas vivendo em espaços pequenos e sem circulação de ar.

O médico Alexandre Chieppe, da Secretaria de Saúde do estado, reconhece que este período de pandemia tem sido crítico para manter as ações de controle da tuberculose, por causa da necessidade do distanciamento social e dos muitos serviços assistenciais estarem funcionando de forma precária.

Baixe o spot da Campanha Nacional de Luta Contra a Tuberculose.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo