Covid-19: hospital no RJ é desativado com homenagem às vítimas

Profissionais de saúde fizeram um minuto de silêncio

Publicado em 08/09/2020 - 15:09 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Uma homenagem às vítimas da covid-19, feita por profissionais de saúde, marcou a desativação do Hospital de Campanha do Parque dos Atletas, na zona oeste do Rio de Janeiro. Durante o ato desta terça-feira (8), foi feito um minuto de silêncio e em seguida balões brancos foram soltos.

A unidade foi montada exclusivamente com recursos privados como parte da resposta à pandemia do novo coronavírus e atendeu a 621 pacientes pelo Sistema Único de Saúde.

O hospital, que fechou as portas 4 meses após a inauguração, em 11 de maio, começou a funcionar em meio ao pico da pandemia e ao atraso na entrega dos 7 hospitais de campanha que haviam sido prometidos pelo governo do Estado.

Segundo a Rede D'Or, 90% dos internados que chegaram à unidade precisaram, em algum momento, de leitos de terapia intensiva. Entre eles, 199 usaram o respirador mecânico e 104 tiveram que fazer diálise. Os pacientes atendidos pelo hospital vieram de 27 municípios do Rio de Janeiro, transferidos de 106 unidades públicas de saúde.

Devido à alta demanda, o hospital teve o número de leitos de UTI ampliado. Na inauguração, operava com 150 unidades de enfermaria e 50 de UTI, mas 50 vagas do primeiro grupo precisaram ser readequadas para atender aos casos mais graves.

O investimento privado para montar o Hospital de Campanha do Parque dos Atletas foi de R$ 62 milhões, valor investido por um grupo de empresas lideradas pela Rede D'or.

Com o fechamento da unidade, as atividades dos hospitais de campanha construídos pela iniciativa privada no Rio de Janeiro foram encerradas. Em agosto, o Hospital de Campanha do Leblon, na zona sul, também foi desativado após quatro meses de funcionamento.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo