De março até setembro houve quase cinco mil reclamações contra a ANS

Convênios exigem relatório médico detalhado para autorizar testes

Publicado em 06/09/2020 - 11:49 Por Dayana Víctor - Brasília

Quem está com suspeita de ter contraído a covid 19 e tem plano de saúde não vê a hora de fazer um exame para confirmar se realmente está doente ou já criou anticorpos contra o coronavírus. Os convênios exigem um relatório detalhado do médico para autorizar a realização dos testes PCR e sorológicos. Mas mesmo com esses documentos, as recusas em sido comuns.

Por exemplo, do dia 12 de março até o começo agora de setembro, já foram registradas cinco mil reclamações na ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, sobre negativas das operadoras de saúde em cobrir esses procedimentos. Elas representam quase a metade do total de queixas dos beneficiários sobre o atendimento dos planos nessa pandemia.

A aposentada, Liliam Santos, não conseguiu fazer o PCR pelo convênio, mesmo com o relatório médico e uma tomografia acusando uma pneumonia. O filhos do músico Amaro Vaz também não fizeram os testes sorológicos pelo plano.

Os moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal foram os que mais registraram queixas na ANS sobre a recusa de cobertura dos exames PCR e sorológicos para a covid 19. Em caso de negativa do plano, o advogado, especialista em Direito do Consumidor, Wadson Pierre, resume o que o beneficiário pode fazer.

Lembrando que aqui no Brasil, os planos são obrigados a cobrir o teste PCR, aquele que coleta secreções do nariz ou boca para analisar se a pessoa está com a doença, desde 12 de março. Já os sorológicos, que identificam se a indivíduo desenvolveu anticorpos contra o novo coronavírus, foram liberados em 14 de agosto.

Até o fechamento desta reportagem, não conseguimos contato com a Associação Brasileira do Planos de Saúde, para se posicionar sobre o assunto.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo