Estudo aponta relação entre casos graves de covid-19 e obesidade

Publicado em sexta-feira, 18 Setembro, 2020 - 19:13 Por Ariane Póvoa - Brasília

Uma equipe de professores, alunos e profissionais do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está focada em analisar a influência da obesidade na evolução para as formas graves da doença causada pelo novo coronavírus.

Para o estudo, estão sendo avaliados dados clínicos e de imagem de pacientes internados no HC e em outros três hospitais públicos de Recife.

Simone Brandão, médica nuclear e cardiologista do Hospital das Clínicas, coordena a pesquisa. Segundo ela, que também é professora da UFPE, já é possível afirmar que indivíduos com doenças relacionadas a estados inflamatórios crônicos, como doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, possuem maior risco de evoluir para a fase hiperinflamatória da covid-19. Ela destaca as complicações relacionadas à obesidade.

De acordo com a professora, por meio de exames de imagem, a pesquisa avalia a relação entre a deposição de gordura do abdome e a evolução da covid-19.

Embora o estudo esteja na fase de coleta, Simone diz que os resultados parciais reforçam dados relatados por outros estudos, que mostram a associação do Índice de Massa Corporal (IMC) e casos graves da doença. 

A pesquisa clínica “Impacto da obesidade na evolução da covid-19 grave” pretende ainda avaliar o perfil desses obesos que contraíram a doença e como cada organismo reagiu.

O Hospital das Clínicas é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e está tratando pessoas com a covid-19 desde abril.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Fies reabre hoje inscrições para 50 mil vagas restantes

Prazo foi prorrogado pelo MEC devido a instabilidade no sistema que prejudicou candidatos

Baixar arquivo
Cultura

Mostra on-line reúne o melhor do cinema de terror no país

Os fãs do terror podem comemorar. A partir desta quarta-feira(28) a mostra "Macabro", promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), vai exibir 44 filmes brasileiros do gênero, de forma on-line e gratuita.

Baixar arquivo
Segurança

Preso golpista que enganou mais de 50 mulheres com perfil falso

Eliezer de Queiroz Moreira se passava por milionário para atrair as vítimas

Baixar arquivo
Educação

Professores de escolas particulares do RJ suspendem greve

Profissionais voltam às aulas presenciais na próxima quarta-feira (28)

Baixar arquivo
Política

Vice Daniela Reinehr assume governo de Santa Catarina na terça (27)

Governador Carlos Moisés virou réu por ter reajustado irregularmente o salário dos procuradores do estado e ficará afastado por 180 dias

Baixar arquivo
Saúde

UFRJ apresenta publicação sobre nitazoxanida contra a covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, comemorou o primeiro resultado positivo do estudo clínico com o vermífugo nitazoxanida para o tratamento da covid-19.

Baixar arquivo