Imunidade de rebanho: um dos fatores para diminuir covid-19 em Manaus

Pesquisadores ressaltam que isolamento e máscara também ajudam

Publicado em 23/09/2020 - 13:47 Por Nelson Lin - São Paulo

Estudo ainda em fase preliminar sugere que a diminuição de casos de covid-19 em Manaus tenha como um dos fatores a imunidade de rebanho. Cabe ressaltar que os pesquisadores reconhecem que medidas de isolamento social e uso de máscaras também podem ter contribuído para a queda de casos na capital do Amazonas.

A pesquisa foi assinada por 34 autores, entre eles pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP,  da Escola de Saúde Pública de Harvard, da Faculdade de Medicina de Oxford e da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas.

O estudo financiado pelo programa do Banco Itaú, o Saúde para Todos, ainda não foi publicado em revista científica porque aguarda revisão de outros pesquisadores.

Nesta pesquisa, foi analisada a presença de anticorpos IGg que combatem o novo coronavírus, em doadores de sangue da Fundação Hospitalar de Hemoterapia do Amazonas, no período entre fevereiro e agosto deste ano. Eles identificaram a presença desses anticorpos em 4,8% das amostras de sangue em abril, crescendo para 44% em maio e atingindo 51% das amostras em junho. E depois observaram uma diminuição desses anticorpos para 40% em julho e para 30% em agosto. A partir desses dados, os pesquisadores estimam que entre 44% a 66% da população em Manaus tenha sido infectada pela covid-19.

Mas o próprio estudo reconhece limitações na amostra, pois a pesquisa focada em doadores de sangue exclui crianças e idosos. Além disso, os próprios pesquisadores reconhecem no artigo uma grande discrepância em relação aos dados do inquérito sorológico EPICOVID-19 conduzido pela Universidade Federal de Pelotas, que detectou anticorpos em 12,5% da população de Manaus em maio deste ano. Enquanto esta pesquisa detectou a presença de anticorpos em 44% das amostras no mesmo período.

Ainda de acordo com o texto do artigo científico, esta pesquisa a partir dos doadores de sangue pode ser importante para monitorar taxa de reinfecções no caso de uma segunda onda e também para descobrir por quanto tempo dura a imunidade contra a Covid-19.

O Amazonas tem atualmente mais de 132 mil casos confirmados e 3.967 óbitos, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde do Estado.
 

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo