No Brasil, mais de 850 pessoas esperam por transplante de medula óssea

Especialistas alertam para o impacto da pandemia nas doações

Publicado em segunda-feira, 21 Setembro, 2020 - 08:57 Por Dayana Vítor - Brasília

Mesmo com mais de cinco milhões de doadores cadastrados no REDOME - Registro de Doadores de Medula Óssea no Brasil, Wendy Nascimento, de 27 anos, aguardou cinco meses para conseguir uma pessoa compatível com seu perfil genético. Nesse tempo de espera, ela conta que a angústia foi grande. Mas que após o transplante, ela renasceu.

Assim como Wendy precisou de um transplante de medula óssea, outras 850 pessoas estão na fila de espera.

Apesar de o Brasil ser o 3º país do mundo em número de doadores, as cirurgias costumam demorar para acontecer, porque a chance de o paciente encontrar uma pessoa compatível é de uma em 100 mil.

Outro problema é que a maioria dos inscritos no registro de doadores de medula óssea aqui no Brasil são das regiões Sul e Sudeste do país, e é necessária uma maior variedade de perfis genéticos para haver maiores chances de compatibilidade entre as pessoas.

Por causa da pandemia da covid-19, os números de doadores e de transplantes caíram no país, como explica o médico hematologista que coordena uma central de transplantes de medula, a IBCC Oncologia, Roberto Luiz da Silva

Apesar da redução de doadores e transplantes de medula em 2020, a coordenadora da Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo, Carmem Vergueira, observou que as pessoas cadastradas como doadores no Redome, quando convocadas, não se recusaram a doar.

O transplante salva a vida de pessoas com doenças graves como leucemias, linfomas, mielomas múltiplos e algumas doenças autoimunes.

Se você quer ser um doador voluntário, é simples, basta fazer o cadastro no hemocentro mais próximo, onde será coletada uma amostra de sangue. Depois, os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME. Assim, quando surgir um paciente precisando de transplante, a compatibilidade será verificada e o doador convocado.

A medula óssea é um tecido líquido localizado no interior dos ossos, onde são produzidos glóbulos vermelhos do sangue, glóbulos brancos e plaquetas. Esse líquido é aspirado com o auxílio de agulhas nos ossos da bacia. O procedimento é seguro, realizado em centro cirúrgico e o doador recebe anestesia geral.

Durante a pandemia da covid-19, os centros de transplante estão seguindo as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde, Anvisa e Sociedades de Transplante.

Lembre-se que doar medula é doar vida. Dentro de poucas semanas, a medula do doador é totalmente recuperada.

Edição: Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Governo do DF recorre de decisão judicial sobre volta às aulas

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal recorreu da decisão da Justiça, de ter que reabrir escolas públicas já em novembro desse ano.

Baixar arquivo
Economia

A um mês da Black Friday, comércio aposta em aumento de 3% este ano

Para a Fecomercio, mesmo nesse ano atípico, o crescimento no mês de novembro pode ser de 3% em relação ao mesmo período do ano passado, puxado pelas promoções da Black Friday.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha de vacinação contra pólio só atingiu 35% das crianças

A menos de uma semana para terminar a campanha de vacinação contra a poliomielite, mais de sete milhões de crianças ainda não foram imunizadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Campanha contra o trabalho infantil é lançada no Rio de Janeiro

Uma campanha contra o trabalho infantil foi lançada nesta terça-feira (27) durante encontro virtual, que reuniu representantes de diversas entidades dedicadas à luta em defesa dos diretos das crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Segurança

Número de desaparecidos no Brasil em 2019 ultrapassou os 79 mil

Anuário Brasileiro de Segurança Pública faz o levantamento desde 2017. O número é 65% maior que o de assassinatos. No ano passado, a cada dia, 217 pessoas desapareceram no país e 130 foram assassinadas.

Baixar arquivo
Cultura

Hoje é dia de cantar parabéns pelos 85 anos de Mauricio de Sousa

Comemorando mais de oito décadas de vida, com pelo menos seis delas dedicadas às histórias em quadrinhos, ele conta qual é o maior presente que recebe sempre que anda por aí. É quando vai a feiras de livros e a maioria de seus leitores diz assim: eu aprendi a ler com a Turma da Mônica

Baixar arquivo