Pesquisa revela como municípios agiram para o controle da pandemia

A CNM ouviu gestores de mais de 4 mil municípios brasileiros

Publicado em 09/09/2020 - 12:51 Por Maíra Heinen - Brasília

Uma pesquisa realizada pela CNM - Confederação Nacional dos Municípios, em parceria com a Universidade de Oxford, aponta que, no Brasil, o fechamento precoce e coeso de atividades não essenciais por causa da pandemia durou pouco. A CNM entrevistou gestores de 4.061 municípios, o equivalente a 73% das cidades brasileiras.

Segundo a entidade, foi possível perceber que desde o reconhecimento da pandemia pela OMS - Organização Mundial da Saúde, no dia 11 de março, os governos municipais passaram a contar com maior responsabilização político administrativa.

A pesquisa mostra que medidas para o controle do vírus foram tomadas por municípios antes mesmo de os Estados e a União definirem diretrizes. Mas ainda assim, alguns problemas foram verificados, como a falta de coordenação nacional na aplicação das medidas de controle da doença; e ainda, a suspensão das medidas de distanciamento social, que vem ocorrendo de forma não sincronizada entre as cidades.

Segundo o consultor da área de estudos técnicos da CNM, Eduardo Stranz, os municípios sofrem pressão para flexibilizar medidas.

O estudo mostra que 52,4% adotaram barreiras sanitárias, com posto de monitoramento de entrada e saída de pessoas no Município; 75,7% estabeleceram “isolamento social” e funcionamento apenas dos serviços essenciais; e 94,2% dos municípios publicaram norma para uso obrigatório de máscaras faciais.

A maior responsabilidade municipal, segundo a Confederação Nacional dos Municípios, ficou evidente na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual: 3.816 fizeram aquisição própria; 2.225 receberam do Estado; 664, do governo federal; e 824 compraram via consórcio público intermunicipal.

Entre as ações para diagnosticar o novo coronavírus, 3.414 municípios promoveram testagem de sintomáticos; 2.808 testaram grupos prioritários – profissionais de saúde, segurança e assistência social; e 1.210, fizeram com assintomáticos.

*texto e áudio atualizados para acrescentar sonora.

Ouça mais:

Combate ao coronavírus impactou mais de R$ 600 bi nas contas públicas

Frente Nacional de Prefeitos lança campanha publicitária sobre medidas de combate ao coronavírus

Municípios solicitam novo socorro financeiro para repor queda na arrecadação causada pela pandemia
 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo