Situação da covid-19 nas regiões e estados brasileiros é heterogênea

Fiocruz analisa os impactos da doença no Brasil

Publicado em 09/09/2020 - 18:42 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Dados da Fiocruz mostram que a situação da epidemia da covid-19 nas regiões e estados brasileiros é heterogênea, apesar da queda no número de casos semanais ou números em estabilidade.

O aumento no acesso aos respiradores e a diminuição no número total de casos de covid-19 ao longo da pandemia são algumas das melhorias apontadas pelos pesquisadores. Porém, há aspectos que precisam ser revistos, como a necessidade de aumentar a pesquisa local, o que pode contribuir para melhorar o atendimento de demandas específicas nos municípios.

As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (09), durante um ciclo de palestras da Fiocruz que analisa os impactos da covid-19 no Brasil.

O pesquisador do departamento de Epidemiologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Guilherme Werneck, aponta as deficiências no combate à expansão da pandemia no país.

Em média, os casos fatais no Brasil, levaram 15 dias entre o surgimento dos primeiros sintomas até o óbito. Os homens correm duas vezes mais risco de desenvolverem quadros mais graves da doença. A probabilidade de morte é maior em pessoas com mais de 70 anos.

O índice de letalidade da doença está em 1%, comparável ao índice da gripe espanhola, porém 100 vezes superior ao de outras infecções gripais, entre elas, a H1N1.

Em 11 de março, a Organização Mundial de Saúde declarou a covid-19 como uma pandemia. Ao completar seis meses, o Brasil passou a fazer parte dos países com maior número de casos e de óbitos, tornando-se o epicentro da enfermidade na América Latina.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo