Brasil atinge menor patamar de mortes por covid-19 desde maio

Dados são da Fiocruz

Publicado em 26/10/2020 - 10:36 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Brasil registrou, na última semana, cerca de 461 mortes diárias por covid-19, de acordo com o cálculo da média móvel feito pela Fiocruz.

Este é o menor patamar de óbitos diários desde o dia 6 de maio.

Os dados, divulgados nesse fim de semana, também apontam queda de 6,5% no número de mortes com relação à média móvel da semana anterior, que ficou em 493,43.

Também houve queda de 33,4% na comparação com os óbitos registrados um mês antes, que passaram de uma média diária de 692.

No entanto, a média móvel de novos casos, que passou de 22.483, representa uma alta 11% em relação aos casos da semana anterior.

Já na comparação com o mês anterior, também houve queda de 22,1%.

Para chegar a esses números, os técnicos da Fundação calculam uma média dos registros ao longo de 7 dias, o que aponta as tendências de crescimento ou diminuição, amortecendo a influência de picos isolados ou de atrasos nas notificações.

O pico de mortes diárias por covid-19 no país continua sendo o dia 25 de julho, quando 1.094 óbitos foram registrados.

Já a maior quantidade de casos foi registrada em 28 de julho, mais de 47,5 mil.

Ainda de acordo com a Fiocruz, 12 estados tiveram queda na média de mortes em relação à semana anterior.

Os maiores recuos foram observados em Rondônia, com queda de 47,9%, no Ceará e no Distrito Federal.

Por outro lado, 10 estados tiveram aumento na média de óbitos, com destaque para o Pará, com alta de 95,4% e para o Amapá, com 66,3%.

Os Estados com a maior média de mortes estão todos no Sudeste do País, São Paulo com quase 105 óbitos diários, Rio de Janeiro com 65,14 e Minas Gerais, com 46,71.


 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo