Com avanço da flexibilização, Rio está a um passo da normalidade

A medida coincide com a retomada das atividades no município

Publicado em 02/10/2020 - 11:54 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

A cidade do Rio voltou ao estágio de mobilização em relação à pandemia da covid-19. O nível é o último da classificação de risco do Centro de Operações da Prefeitura, antes de retornar ao estágio de normalidade. A medida, anunciada nesta sexta-feira (02), coincide com o início da chamada fase 6B do plano de retomada das atividades no município.

O Rio estava em estágio de atenção desde o dia 1º de setembro, quando foi disparada a fase 6A, depois de passar cinco meses em alerta, o segundo mais crítico, em função da pandemia.

Segundo o Centro de Operações, a mudança de estágio não significa que a população pode se descuidar e deve continuar seguindo as orientações dos especialistas e as chamadas regras de ouro da prefeitura, como usar máscaras, evitar aglomerações e higienizar bem as mãos.

A fase 6B, iniciada nesta quinta-feira, autoriza  a reabertura das casas de show, desde que com lugar marcado e limitação de 50% da capacidade,  além de eventos como casamentos e outras cerimônias desde que obedecido o limite de um terço da capacidade. O mesmo vale para casas de festas infantis.

Cinemas e teatros, que desde 14 de setembro que já estavam autorizados com metade da capacidade, agora podem  voltar a vender comida e bebida aos clientes.// A prefeitura prometeu reavaliar em 15 dias se mantem ou retrocede na flexibilização.

Os últimos dados oficiais do estado sobre a pandemia indicam que o Rio de Janeiro já perdeu 18.567 pessoas para o coronavírus e o número de casos confirmados já chegou a 266.235. No ultimo mês a taxa de ocupação dos leitos na cidade voltou a subir e levantou o sinal de alerta.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ocupação dos leitos de UTI está em 78% e os de enfermaria em 56% e o órgão credita o aumento a desmobilização dos leitos dos hospitais de campanha e da rede privada. Nas ultimas semanas, a Defensoria Pública do Estado do Rio informou que voltou a ser procurada pela população para garantir na Justiça vagas para pacientes com covid-19, principalmente aqueles com outras comorbidades que necessitem tratamentos mais complexos.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

Um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias, aponta ONU

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, as estimativas mostram que mais de 80% do desperdício de alimentos no Brasil vem da cadeia produtiva do alimento até o supermercado. Além disso, o que se desperdiça, daria para alimentar oito vezes a população brasileira durante um ano.

Baixar arquivo
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo