Decreto com restrições de isolamento é prorrogado no Amazonas

Decisão foi tomada após aumento de casos da Covid-19 no estado

Publicado em 27/10/2020 - 19:53 Por Ariane Póvoa - Brasília

Após o aumento de registros da Covid-19 no Amazonas, o governo do estado decidiu prorrogar, por 30 dias, o decreto que restringe, no âmbito estadual, o acesso às áreas de praias para recreação e o funcionamento de balneários, flutuantes e de bares.

A gestão estadual também apresentou plano para ampliação da rede de saúde.

As medidas foram decididas nesta terça-feira (27) pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do Amazonas, que considerou dados da Fundação de Vigilância em Saúde.

A média móvel de casos de coronavírus no estado subiu 23% nos últimos 14 dias. Em Manaus, a alta foi de 55%. Já a taxa de ocupação de leitos clínicos destinados à Covid-19 na rede estadual cresceu 51% em duas semanas. A média móvel de mortes pela doença no estado subiu 36% nesse mesmo período.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, descartou a necessidade lockdown, mas anunciou o aumento do número de leitos na rede hospitalar.

Entre os motivos para o crescimento de casos da Covid-19 no Amazonas, Wilson Lima destacou a realização de eventos relacionados às eleições municipais.

O governo estadual também anunciou a chegada de 60 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde, além de monitores e medicamentos doados por outros estados, e a contratação temporária de mais 85 técnicos de enfermagem para reforçar a assistência à população.

Outra estratégia adotada pelo governo é a realização de cirurgias ortopédicas no período noturno para desospitalizar pacientes internados por causas externas e aumentar o número de leitos de retaguarda para Covid-19.

De acordo com o último boletim epidemiológico, o estado do Amazonas já contabiliza mais de 157.600 casos de coronavírus no estado. 4.460 pessoas morreram por causa da doença.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo