Desemprego cresce na pandemia e atinge 13,5 milhões de brasileiros

De maio a setembro, alta foi de 33%

Publicado em 23/10/2020 - 16:32 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O número de desempregados no Brasil aumentou de 10 milhões em maio para 13 milhões e meio em setembro, o que representa uma alta de 33% em cinco meses de pandemia. Os dados são da PNAD Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (23) pelo IBGE.

Já a população ocupada, estimada em 84,4 milhões no início da pesquisa, chegou a 82,9 milhões no mês passado - uma redução de 1,5 milhão de pessoas no mercado de trabalho. 

Segundo a coordenadora do estudo, Maria Lúcia Vieira, a alta no desemprego ao longo da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus está relacionada à flexibilização do isolamento social, que fez com que mais  brasileiros voltassem às ruas em busca de uma oportunidade.

O levantamento do IBGE mostrou ainda que, das 27 unidades da federação, 14 tiveram taxa de desemprego superior à média nacional. O menor índice foi observado em Santa Catarina, e o maior na Bahia.

A pesquisa também se dedica a analisar os números relacionados aos testes para diagnósticos da covid-19, e revela que 21,9 milhões de pessoas - ou 10,4% da população - fizeram algum tipo de exame para saber se estavam infectadas. Isso representa um aumento de 4 milhões em relação a agosto. 

Nessa mesma base de comparação, houve alta de cerca de um milhão no número de resultados positivos para a doença. 

O Distrito Federal foi a unidade da federação com maior percentual de testes realizados. Na sequência vêm Piauí e Goiás. Por outro lado, as menores porcentagens de testes foram verificadas em Pernambuco, Acre e Minas Gerais.

Este é o primeiro levantamento mensal feito pelo IBGE sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus no país. Até a semana passada, os dados eram divulgados semanalmente.

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo