GDF convoca servidores para volta ao trabalho presencial

Publicado em sexta-feira, 16 Outubro, 2020 - 20:41 Por Renata Martins - Brasília

O Governo do Distrito Federal publicou nesta sexta-feira (16) decreto para o retorno ao trabalho presencial nos órgãos da administração pública distrital.

O retorno deve ser inicialmente de até 50% dos servidores, empregados, estagiários e terceirizados.

As chefias imediatas podem autorizar o revezamento de servidores no ambiente presencial, com alternância de turnos ou dias.

Para ampliar esse percentual, inclusive com a obrigatoriedade da volta ao trabalho presencial de toda a equipe, o setor precisa justificar tal necessidade.

Diferente de obrigações impostas para a reabertura do comércio, por exemplo, o GDF não é obrigado a testar os servidores que voltarão ao trabalho.

As exigências são o cumprimento de protocolos sanitários, como a distância mínima de dois metros entre as pessoas, uso de máscaras de proteção facial, disponibilização de álcool em gel 70%. A temperatura de funcionários e visitantes será aferida na entrada dos prédios.

Servidores com sintomas de covid-19 serão afastados imediatamente.

Pessoas com mais de 60 anos, ou que tenham comorbidades, como cardiopatia, diabetes, obesidade e asma, gestantes e lactantes devem permanecer em teletrabalho.

Responsáveis pelo cuidado de pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de infecção pela covid-19, desde que haja coabitação, também ficam em home office durante o período de tratamento.  

Para não ser convocado para o trabalho presencial, o servidor têm que preencher formulário e incluir comprovação médica que ateste a condição declarada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Eleições 2020

Campanha eleitoral no Rio terá regras mais específicas

A medida foi publicada em edição extra do diário oficial e começa a valer em 31 de outubro. As normas variam de acordo com o cenário epidemiológico de cada cidade do estado. 

Baixar arquivo
Geral

Governo federal e de Roraima discutem situação de venezuelanos no país

Segundo Eduardo Néris, representante da Secretaria Especial de Assuntos Federativos, o compartilhamento dos custos com a migração será debatido nos ministérios e a tendência é entender os pleitos e elaborar junto à União as ações e medidas a serem tomadas.

Baixar arquivo
Segurança

Detentos do Pará são beneficiados com saidão do Círio

Durante os festejos do Círio de Nazaré, detentos do Pará têm o benefício da saída temporária. Neste ano, 477 deles deixaram temporariamente os presídios, sendo 296 com tornozeleira eletrônica. Por causa da pandemia, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária planejou saídas fracionadas em sete grupos para evitar aglomerações e preservar a saúde dos custodiados.

Baixar arquivo
Saúde

Obesidade afeta um em cada quatro brasileiros, revela IBGE

Os dados fazem parte do volume dois da PNS-Pesquisa Nacional de Saúde referente a 2019, divulgada nesta quarta-feira (21) pelo IBGE. A coleta de informações foi feita entre agosto de 2019 e março deste ano.

Baixar arquivo
Política

Sabatina de Kassio Nunes na CCJ pode durar até 10 horas, diz Tebet

Em seguida, a indicação é votada no plenário do Senado. Neste caso, são necessários para aprovação, ao menos, 41 dos 81 votos dos senadores. Se conseguir os votos, Kassio Nunes Marques vai ocupar a vaga deixada por Celso de Mello, que se aposentou neste mês.

Baixar arquivo
Política

Licença de Chico Rodrigues não altera processo, diz Campos

O Senador por Roraima, Chico Rodrigues, do Democratas, pediu afastamento do cargo por 121 dias, sem direito a receber salário. No pedido inicial, encaminhado à mesa do Senado ele havia solicitado uma licença de 90 dias.

Baixar arquivo