Mais de 68 mil obesos fizeram cirurgia bariátrica no Brasil em 2019

Maioria dos procedimentos ocorreu na rede particular, pagos por planos

Publicado em 27/10/2020 - 18:00 Por Dayana Vitor - Brasília

A servidora pública Lívia Ramalho foi uma mulher magra até os 27 anos. Pesava em média 59 quilos com 1,78 de altura. Mas, após um tratamento médico, ela engordou cerca de 70 quilos. Em 2019, Lívia decidiu passar pela cirurgia bariátrica para redução de estômago.

Lívia e outros mais de 68 mil obesos realizaram a cirurgia bariátrica e metabólica no Brasil em 2019. A maioria dos procedimentos - mais de 52 mil - ocorreu na rede particular, pagos por planos de saúde, e por meio de videolaparoscopia.

Já no SUS, apenas 806 cirurgias foram realizadas utilizando essa técnica minimamente invasiva. No total, 11 mil reduções foram realizadas na rede hospitalar pública. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27) pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

O subcoordenador da entidade, Ricardo Cohen, explica que esse tipo de cirurgia ajuda no controle de vários problemas de saúde, entre eles diabetes e hipertensão.

A consequência mais comum da cirurgia bariátrica e metabólica é a desnutrição. Por isso, os médicos costumam receitar a ingestão de suplementos vitamínicos. As reações variam de acordo com o paciente. Em caso de indicação cirúrgica, o ideal é conversar com o médico e tirar todas as dúvidas.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo