Vacina de Oxford produz resposta imunológica em idosos e efeitos leves

Informação é do laboratório AstraZeneca e da universidade

Publicado em terça-feira, 27 Outubro, 2020 - 08:48 Por Victor Ribeiro - Brasília

O laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford, na Inglaterra, informaram que a vacina experimental desenvolvida por eles contra a Covid-19 produziu boa resposta imune tanto em jovens quanto em idosos. A substância também causou efeitos colaterais leves.

As conclusões se referem aos resultados da fase dois da pesquisa. Atualmente, essa vacina está na fase três de testes com voluntários - 10 mil deles aqui no Brasil, onde o estudo é feito em parceria com a Universidade Federal de São Paulo e a Fundação Oswaldo Cruz.

A expectativa é que, se os resultados da fase três forem favoráveis, o imunizante seja um dos primeiros a ser aprovado no mundo. O governo brasileiro já comprou 100 milhões de doses dessa vacina por meio de uma encomenda tecnológica. A ideia é começar a vacinar os grupos mais vulneráveis a partir de janeiro.

No segundo semestre do ano que vem, a Fiocruz deve fabricar entre 100 milhões e 165 milhões de novas doses da vacina, que deve ser aplicada em duas etapas.

E, com a aproximação do inverno no Hemisfério Norte, os líderes europeus acreditam que a pandemia volte a ganhar força no continente nos próximos meses. Até agora, mais de 250 mil pessoas morreram em toda a Europa, devido à Covid-19. Nessa segunda, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, avaliou que o epicentro do coronavírus, que estava nas Américas, voltou a ser a Europa.

Por isso, alguns governos voltaram a adotar medidas para restringir a aglomeração e até mesmo a circulação de pessoas. Mas os líderes desses países querem evitar lockdown, que é quando só podem funcionar atividades extremamente essenciais.

A Itália, país mais afetado na primeira onda da pandemia, em março, impôs novas restrições e ordenou que bares e restaurantes fechem a partir das seis horas da noite. Também interditou cinemas e academias de ginástica, e adotou toques de recolher em diferentes regiões.

Na maior economia do continente, a Alemanha, o índice de ambiente de negócios caiu nessa segunda-feira, pressionado pela preocupação com a segunda onda de contaminações. Os mercados de ações e de petróleo também reagiram mal e recuaram.

Nesse domingo, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, declarou um novo estado de emergência, com toque de recolher e proibição de viagens. Também no domingo, a França registrou o recorde histórico de 50 mil casos novos.

Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde atualizou o balanço diário. Nessa segunda-feira, o país teve 15.726 novos casos e 263 mortes causadas pela Covid-19. Ao todo, o país teve 5 milhões e 409 pessoas diagnosticadas com a doença e 157.397 delas morreram.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Universidades federais devem retomar aulas presenciais em janeiro

É o que determina portaria publicada nesta quarta-feira pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro. Com a retomada das aulas presenciais, os recursos digitais utilizados durante o ensino remoto devem ser aplicados apenas de forma complementar e excepcional. O Andes, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, se posicionou contra o decreto.

Baixar arquivo
Educação

Metade dos professores de inglês da rede pública não tem formação

Dado consta de pesquisa do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa no Brasil, do British Council. O estudo apontou também que há sobrecarga de trabalho e uma grande ocorrência de contratos temporários entre os professores da rede pública estadual.

Baixar arquivo
Geral

Grupo que extorquia mototaxistas no Rio de Janeiro é alvo de operação

Uma quadrilha que extorquia mototaxistas no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi alvo da Polícia Militar e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (2).  Durante a operação,  denominada Mototáxi, os  agentes apreenderam sete cel

Baixar arquivo
Segurança

Grupo criminoso que agiu em Cametá (PA) não levou dinheiro de agência

O governador Helder Barbalho esteve hoje em Cametá e disse que as forças de segurança, agora, trabalham com a possibilidade de que os bandidos atuem em outras cidades, com o intuito de executar a tarefa de roubar valores. Ao tentar roubar uma agência do Banco do Brasil, o grupo levou terror à cidade paraense que é localizada perto da Ilha de Marajó, matando uma pessoa.

 

Baixar arquivo
Educação

Boas práticas adotadas em escolas são premiadas em Roraima

As escolas precisaram se adaptar e inovar durante a pandemia do novo coronavírus para manter o ensino e a frequência dos alunos.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina da Oxford chega ao Brasil no 1º semestre de 2021

Mais de 100 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Oxford Aztrazeneca vão chegar ao país no 1º semestre do ano que vem. Outras 160 milhões de doses serão desenvolvidas pela Fiocruz no 2o semestre. Ao todo serão 260 milhões de doses contra a covid-19.

Baixar arquivo