DF realiza inquérito sorológico prevendo segunda onda da covid-19

Inquérito sorológico vai apurar circulação do coronavírus na região

Publicado em 10/11/2020 - 20:46 Por Dayana Vítor - Brasília

Apesar do Distrito Federal ainda estar em um primeiro momento da pandemia da covid-19, o governo local já se prepara para enfrentar uma possível segunda onda da doença. Um inquérito sorológico vai ajudar a apurar como é a circulação do novo coronavírus na região. Os resultados serão usados para elaborar medidas de prevenção à doença e também no diagnóstico de um segundo momento de contágio. 

A estimativa é de aplicar 10 mil testes em moradores de todas as 34 regiões administrativas do DF, inclusive em pessoas sem sintomas. A expectativa é que o levantamento comece ainda neste mês, e termine antes das festas do fim de ano. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira (10). O diretor de Vigilância Epidemiológica do DF, Cássio Peterka, esclarece como a pesquisa será feita.

Além do inquérito sorológico, a Secretaria de Saúde já elaborou um protocolo de atendimento de possíveis casos da segunda onda da covid-19. O subsecretário de atenção integral a saúde da Secretaria de Saúde, Alexandre Garcia, detalha como será o atendimento que deverá começar no posto de saúde.

Nesta possível segunda onda do novo coronavírus no DF, os Hospitais de Base e o Regional de Santa Maria deverão continuar sendo as principais unidades no tratamento da doença. Mas isso não significa que os atendimentos serão concentrados nesses locais.

Já o Hospital de Campanha da Ceilândia, que ainda está em construção, também poderá servir para o atendimento desses novos casos, se for necessário.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo