Governador do Rio anuncia testagem em massa e descarta lockdown

Diagnóstico precoce será feito com exames de PCR e de imagem

Publicado em 24/11/2020 - 21:45 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou que fará uma testagem em massa para diagnóstico de pacientes com a covid-19 em resposta ao aumento de casos no estado. Mas descartou, no momento, medidas mais restritivas, o chamado lockdown.

Durante coletiva de imprensa no Palácio Guanabara, nesta terça-feira (24), Castro  afirmou que foram abertos  214 leitos para a Covid na capital e que a testagem em massa e diagnóstico precoce serão feitos com exames de PCR e de imagem. 

O governador afirmou que ainda não dá pra saber se o aumento de casos se trata de uma segunda onda ou se pode ser um  reflexo de aglomerações após a flexibilização das medidas de isolamento, inclusive durante as eleições.  

O governador ressaltou ainda que  vai haver uma fiscalização mais rígida em shoppings, bares e restaurantes e que o Corpo de Bombeiros vai estar em todos os grandes eventos nos próximos fins de semana. 

As ações têm duração de 15 dias e foram discutidas em reuniões com profissionais de saúde, prefeitos da Região Metropolitana e representantes de diversos setores da economia, como comércio, transporte, turismo e cultura. 

Nessa terça-feira, a  taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 na rede SUS da Capital chegou a 93% e dos leitos de enfermaria, 70%. Em todo o estado, já são quase 340 mil casos diagnosticados e mais de 22 mil  mortes por coronavírus.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo