Interrupção de dados da Covid-19 no RJ prejudica análise de infecções

Pesquisadores divergem entre estabilidade e alta de casos

Publicado em 19/11/2020 - 17:31 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro contabiliza um total de 21.698 mortes pelo novo coronavírus e mais de 332 mil casos confirmados da doença desde o início da pandemia, em março. Os dados constam no último boletim, divulgado nessa quarta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde. Em relação ao dia anterior, são 224 mortes a mais por Covid-19.

A secretaria esclareceu, no entanto, que o número não se refere aos óbitos ocorridos em um período de 24 horas, mas sim entre as semanas epidemiológicas 36 e 46. O atraso na divulgação foi causado por uma interrupção no sistema do Ministério da Saúde, que acabou represando os dados.

O professor do Coppe UFRJ, Guilherme Horta Travassos, membro do Grupo de Trabalho sobre o Coronavirus, afirmou que o apagão no sistema prejudicou as análises, mas garantiu que há, sim, um aumento no número de casos, tanto no estado quanto na capital fluminense.

Já o coordenador do Infogripe, programa da Fiocruz que atua no Observatório da Covid-19, Daniel Villela, disse que os dados registrados até o último domingo indicam uma estabilidade nos números relativos à doença. O pesquisador alertou, no entanto, para a dificuldade no monitoramento por causa das instabilidades e interrupções nos registros.

Com o aumento no número de internações por Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde informou que foram abertos 83 leitos de UTI em cinco hospitais no Rio e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Em meio ao cenário preocupante, também a Secretaria Municipal de Saúde reforçou as recomendações para que a população continue seguindo as regras de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, como o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização constante das mãos com água ou álcool gel.

A pasta destacou que a cidade do Rio de Janeiro permanece na fase conservadora de flexibilização e que o Comitê Científico da Prefeitura segue monitorando os indicadores da pandemia.

Últimas notícias
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo