Média móvel de mortes por Covid-19 no RJ sobe 80% em uma semana

Taxa de ocupação da UTI na capital chegou a 89% neste sábado

Publicado em 22/11/2020 - 15:23 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A média móvel de mortes por Covid-19 no estado do Rio de Janeiro subiu mais de 80% em uma semana. No último dia 14, estava em 54,14 mortes diárias, e alcançou 98,14 nesse sábado. O cálculo é feito pelo projeto Monitora Covid-19, da Fiocruz, que aponta crescimento consistente nos óbitos desde o último dia 11.

Na sexta-feira, a média móvel já havia alcançado um pico de 110,86 registros diários, o maior desde o dia 27 de agosto. Para obter esses números, os pesquisadores somam todos os registros feitos ao longo de sete dias, e aí os dividem por sete, para chegar a uma média diária que demonstre a tendência de aumento ou redução, com menor interferência de oscilações pontuais.

A média móvel de casos diários também apresenta uma curva de aumento desde o dia 7 de novembro, quando, em média, 767 novos infectados por dia eram registrados. Nesse sábado, o número foi mais que o dobrou, para 1.518,86. E isso já é uma redução com relação ao pico registrado no dia anterior, de 1.987 casos. 

Como consequência desse aumento, a taxa de ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 na rede SUS da capital chegou a 89% no sábado. Isso significa que há apenas 60 leitos intensivos disponíveis, já somando as redes municipal, estadual e federal. Já os leitos de enfermaria estão 65% ocupados.

A rede tinha, até esse sábado, 1.015 pessoas internadas em leitos especializados, sendo 493 em UTI. Somente de sexta para sábado, 48 leitos intensivos a mais passaram a ser ocupados na capital.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo