Ministério da Saúde negocia aumento da validade de testes de covid-19

Publicado em 25/11/2020 - 17:51 Por Anna Luisa Praser - Brasília

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia, negou que cerca de 7 milhões de testes para diagnóstico da covid-19 corram o risco de serem descartados por causa do vencimento. Em depoimento à Comissão Externa da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (25), ele argumentou que a data registrada foi dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de forma emergencial, mas que, na prática, os testes teriam um prazo maior de validade.

Também na audiência, o diretor do Departamento de Logística em Saúde do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, disse que já está em negociação com a fabricante dos testes um pedido de extensão da validade desses produtos. Dias salientou que essa solicitação também deve ser feita à Anvisa.

A diretora da Anvisa Cristiane Gomes explicou que a data protocolada nos testes foi fornecida pelo próprio fabricante, o laboratório coreano Seegene. Ela acrescentou que a agência não avaliou a validade desses testes, porque eles não foram registrados no Brasil. Nesse caso, especificamente, foram adquiridos e distribuídos de forma emergencial, por causa da crise sanitária gerada pela pandemia do novo coronavírus.

Cristiane ressaltou ainda que nenhum pedido de extensão de validade dos testes foi recebido pela Anvisa até o momento.

De acordo com técnicos do Ministério da Saúde, caso o pedido de extensão de validade seja aprovado, os testes ganharão um fôlego de mais quatro meses para serem utilizados. Agora, a Comissão Externa da Câmara dos Deputados deve se reunir no próximo dia 9 de dezembro para saber o destino que foi dado aos kits de testagem.

Os testes em questão são os do tipo RT-PCR que utilizam o swab – uma espécie de cotonete com hastes prolongadas para coletar o material de análise nas cavidades nasais e na garganta. Ao todo, foram comprados mais de 23 milhões de testes desse tipo pelo Ministério da Saúde. Desses, quase 16 milhões já foram repassados ao Ministério da Saúde, que faz a distribuição aos estados e municípios de acordo com a demanda de cada um.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo