Anvisa publica normas para vacinação emergencial

Publicado em quarta-feira, 2 Dezembro, 2020 - 20:57 Por Renata Martins - Brasília

Apenas empresas que fazem testes da vacina contra o coronavírus no Brasil podem pedir autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial.

A exigência está no guia sobre os requisitos mínimos para solicitações de autorização de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra a covid-19, publicado nesta quarta-feira (2) pela Anvisa.

Atualmente quatro estudos clínicos de vacinas contra o coronavírus são realizados no Brasil: a produzida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, em parceria com a Fiocruz no Brasil;  a Coronavac, da empresa chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan; além da vacina da farmacêutica da Johnson-Johnson e da BioNTech/Pfizer – esta com vacinação já programada para a próxima semana no Reino Unido.

Segundo o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, ainda não houve solicitação de nenhuma farmacêutica para autorização de uso emergencial.

O gerente de medicamentos destaca ainda que, além do desenvolvimento clínico aprovado pela Anvisa, a vacina deve estar na fase final de testes.

A vacina só pode ser aplicada emergencialmente para um público previamente definido, como idosos ou profissionais de saúde. A autorização é temporária e pode durar enquanto houver a situação de emergência por causa da pandemia de covid-19.

Gustavo Mendes destacou que, como ainda estão na fase de estudos e ainda não têm registro definitivo, essas vacinas não podem ser comercializadas e não estão disponíveis em clínicas privadas de vacinação.

Para emitir a autorização temporária de uso emergencial em caráter experimental de vacinas contra a covid-19, a Anvisa também vai analisar o percentual de eficácia, as condições necessárias de armazenamento e o prazo de validade.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Amazonas prorroga restrições a comércio e circulação de pessoas

O funcionamento das atividades econômicas não essenciais segue suspenso até o dia 31 de janeiro. O toque de recolher das 19h às 6h também está mantido. Crise na saúde do estado envolve até mesmo falta de oxigênio para pacientes - que estão sendo transferidos para outros estados.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa: área técnica recomenda aprovar vacinas CoronaVac e Covishield

Os pedidos são de uso emergencial da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e pelo Instituto Butantan; e da Covishield, produzida pela universidade inglesa de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz. Decisão para liberar imunizantes é da diretoria da agência.

Baixar arquivo
Geral

Golpistas simulam agendamento de vacina contra covid-19 e clonam dados

Alerta foi feito pelo Ministério da Saúde. Os criminosos ligam para confirmar os dados e, com isso, clonam o do seu aplicativo de mensagens. Por isso, fique atento: a vacinação contra covid-19 será como outras, nos postos de saúde ou em unidades previamente divulgadas pelo ministério. Nada de informar seus dados por telefone para quem promete vaga na fila.

Baixar arquivo
Economia

Cansado de receber ligações sobre consignados? Saiba o que fazer

No ranking de reclamações do Banco Central, a oferta ou prestação de informações sobre crédito consignado de forma inadequada só perde para as queixas relacionadas a cartão de crédito, internet banking e cobranças indevidas.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Altos índices de melatonina no pulmão protegem contra covid-19

Pesquisadores da USP concluíram que esse hormônio produzido pelo cérebro durante a noite para trazer descanso no sono, e que também é produzido no pulmão, funciona como uma barreira para o coronavírus. Eles investigam também porque algumas pessoas não desenvolvem sintomas, enquanto outras adoecem.

 

Baixar arquivo
Saúde

Senacon alerta sobre falsos imunizantes contra covid-19

Prática de venda dessas vacinas foi comunicada pelo Procon de São Paulo. Criminosos estariam se aproveitando desse momento em que a população está na expectativa de se vacinar e a proximidade da campanha da vacinação contra a doença, para oferecer vacinas falsificadas em sites de várias regiões do país.

Baixar arquivo