Biópsias para detectar câncer de pele caíram 48% na pandemia

No Dezembro Laranja, dermatologistas alertam para importância de exame

Publicado em 02/12/2020 - 20:44 Por Gésio Passos - Brasília

Com a pandemia da Covid-19, a população deixou de buscar consultas médicas de forma geral. Com isso, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a SBD, houve uma queda de 48% no número de biópsias para detecção do câncer de pele. Os dados são relativos apenas aos atendimentos do SUS.

A SBD reforça que cabe aos gestores de saúde se planejarem para solucionar esse problema, já que a tendência é um acúmulo de atendimento na rede pública nos próximos meses.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, com mais de 170 mil casos novos por ano. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia lança o dezembro laranja, campanha contra o câncer de pele.

Suely Caron, artista plástica, explica como descobriu a doença.

Já a aposentada Carmen Lúcia Ramalho fala que faz exames de rotina anuais para verificar marcas na pele.

O médico Elimar Gomes, coordenador nacional do Dezembro Laranja, explica como funciona a regra do ABCDE, um autoexame da pele, com forma de diferenciar pintas e lesões comuns daquelas suspeitas de melanoma, o tipo de câncer de pele mais agressivo.

O médico reforça que este tipo de câncer está diretamente relacionado aos efeitos da radiação ultravioleta na pele.

Por isso, é preciso reforçar os cuidados com o sol: evitar exposição ao sol entre 9h 15h, além de sempre utilizar protetor solar com fator de proteção maior de 30. Para bebês abaixo dos 6 meses, não é recomendado o uso de protetor solar, e deve ser evitada a exposição deles ao sol.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Campeonato Carioca: Vasco vence Flamengo por 3 a 1

Após cinco anos, o Vasco venceu o Flamengo por 3 a 1 pelo Campeonato Carioca. 

Confira os jogos marcados para o fim de semana com Bruno Mendes. 

Baixar arquivo
Geral

Novo Código de Trânsito muda regras em relação ao uso de faróis

Agora, por exemplo, o uso de faróis só é obrigatório durante o dia em rodovias não duplicadas ou em condições climáticas não favoráveis como neblina, chuva ou cerração.

Baixar arquivo
Cultura

Academia Brasileira de Letras expõe seu acervo de arte na internet

A coleção de pintura conta com exemplares de nomes como Portinari, Dimitri Ismailovitch e Rodrigo Soares. Já a coleção de escultura tem obras de Rodolfo Bernardelli, Bruno Giorgi e Celso Antônio de Menezes.

Baixar arquivo
Economia

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.147 para 2022

Novo valor prevê reposição da inflação medida pelo IPCA, sem aumento real. O salário mínimo é um dos dados que compõem o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano que vem, apresentado nesta quinta-feira pelo Ministério da Economia.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova projeto que aumenta as penas por maus-tratos e abandono

Os deputados aprovaram, nesta quinta-feira, um projeto de lei que aumenta as penas para quem for condenado por abandono de incapaz e maus-tratos de crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Baixar arquivo
Economia

Início do saque em dinheiro do novo auxílio emergencial é antecipado

A primeira retirada do benefício, que estava prevista para 4 de maio, agora será no dia 30 de abril. Detalhes do novo calendário serão anunciados nesta sexta-feira (15), dia em que também começa o pagamento do auxílio para quem recebe Bolsa Família.

Baixar arquivo