Fiocruz aponta que Saúde do Rio apresenta sinais de colapso

Mortes acima da média e índice de óbitos fora da UTI seriam sinais

Publicado em quarta-feira, 2 Dezembro, 2020 - 17:41 Por Solimar Luz - ´Rio de Janeiro

Nota técnica apresentada pela Fiocruz chama atenção para a situação da Saúde na cidade do Rio de Janeiro.  Segundo dados divulgados pelo Monitora Covid19, sistema de informação que acompanha o avanço da pandemia, as mortes por causas não ligadas à infecção pelo novo coronavírus estão acima da média.

Segundo o documento da Fundação Oswaldo Cruz, esse quadro indica que o sistema de saúde do município pode entrar em colapso e não estaria assegurando atendimento aos pacientes vítimas de outras doenças.

Para o pesquisador Christovam Barcellos, coordenador do Monitora Covid-19, o momento é de preocupação. Ele faz um alerta.

Um outro dado levantado pelo estudo se refere ao total de óbitos em leitos de ambulatório da rede hospitalar. Registros do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe apontam que 40,5% das mortes por Covid-19 em hospitais ocorreram dentro de UTI. Outros 27% foram de pacientes que não receberam tratamento intensivo.

O estudo aponta ainda que, com base nos dados de monitoramento e comparação de resultados, é possível concluir que, provavelmente, parte da população que veio a óbito por causa da pandemia no município do Rio não teve a chance de receber atendimento em CTI.

Boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde com balanço da doença registra 357.982 casos confirmados de coronavírus em todo o Rio de Janeiro, sendo 139.497 na capital. Ainda de acordo com os números oficiais, a pandemia já matou 22.683 pessoas no estado e, 13 mil 358, na cidade do Rio. Os recuperados da doença somam hoje 32.681 pacientes.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde distribui doses da vacina AstraZeneca/Oxford

O Ministério da Saúde começou a distribuição de  dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzidas pelo laboratório indiano Sérum. 

Baixar arquivo
Saúde

Atendimentos psicológicos em Boa Vista crescem 60% com a pandemia

Dados são do Centro de Atenção Psicossocial 2, da rede pública de saúde. Em 2020, a unidade fez 1.806 atendimentos contra 1.134 em 2019. Este mês é marcado pela campanha nacional Janeiro Branco, que tem como tema “Todo cuidado conta”.

 

Baixar arquivo
Geral

Estudantes fazem hoje as provas de exatas do Enem

Estudantes de todo o país fazem hoje a segunda prova do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. Os portões serão abertos às 11h30 e a entrada será permitida até às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

Baixar arquivo
Economia

Após impacto pela pandemia, vagas para estágios devem crescer este ano

As vagas para estágio de estudantes foram impactadas pela pandemia de coronavírus no Brasil. Cerca de 40% das vagas foram fechadas em 2020, mas a perspectiva que este cenário mude este ano. 

Os detalhes com Kariane Costa. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugueses vão às urnas neste domingo para escolha do presidente

O portugueses vão às urnas neste domingo (24) para a escolha do presidente.  A expectativa é que devido ao novo lockdown decretado há uma semana, a taxa de abstenção seja alta. 

Baixar arquivo
Saúde

Conecte SUS: aplicativo ajuda no controle de vacinas contra a covid-19

A ferramenta já está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos e é muito fácil de usar. Depois de baixar, basta informar o número do Cartão Nacional de Saúde - também chamado de Cartão SUS - ou do CPF. Se você já tiver cadastro nos sites do governo federal, com o CPF, provavelmente poderá usar a mesma senha. Se não tiver, é só preencher o formulário.

Baixar arquivo