Fiocruz aponta que Saúde do Rio apresenta sinais de colapso

Mortes acima da média e índice de óbitos fora da UTI seriam sinais

Publicado em 02/12/2020 - 17:41 Por Solimar Luz - ´Rio de Janeiro

Nota técnica apresentada pela Fiocruz chama atenção para a situação da Saúde na cidade do Rio de Janeiro.  Segundo dados divulgados pelo Monitora Covid19, sistema de informação que acompanha o avanço da pandemia, as mortes por causas não ligadas à infecção pelo novo coronavírus estão acima da média.

Segundo o documento da Fundação Oswaldo Cruz, esse quadro indica que o sistema de saúde do município pode entrar em colapso e não estaria assegurando atendimento aos pacientes vítimas de outras doenças.

Para o pesquisador Christovam Barcellos, coordenador do Monitora Covid-19, o momento é de preocupação. Ele faz um alerta.

Um outro dado levantado pelo estudo se refere ao total de óbitos em leitos de ambulatório da rede hospitalar. Registros do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe apontam que 40,5% das mortes por Covid-19 em hospitais ocorreram dentro de UTI. Outros 27% foram de pacientes que não receberam tratamento intensivo.

O estudo aponta ainda que, com base nos dados de monitoramento e comparação de resultados, é possível concluir que, provavelmente, parte da população que veio a óbito por causa da pandemia no município do Rio não teve a chance de receber atendimento em CTI.

Boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde com balanço da doença registra 357.982 casos confirmados de coronavírus em todo o Rio de Janeiro, sendo 139.497 na capital. Ainda de acordo com os números oficiais, a pandemia já matou 22.683 pessoas no estado e, 13 mil 358, na cidade do Rio. Os recuperados da doença somam hoje 32.681 pacientes.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Barcos do INSS ajudam ribeirinhos a vencer burocracias na Amazônia

Em algumas regiões da Amazônia, a  chegada de uma determinada embarcação é muito aguardada por ser a oportunidade de resolver questões burocráticas que seriam solucionadas apenas em grandes centros urbanos.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina da Zika feita por brasileiro tem sucesso em estudo pré-clínico

Testes em animais foram bem sucedidos. Mas, segundo o cientista Paulo Verardi, ainda há muitos passos pela frente até que a vacina chegue para grupos mais vulneráveis, caso de mulheres em idade reprodutiva.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro tem risco muito alto de transmissão da Covid-19

Classificação é do Mapa de Risco da Secretaria de Saúde do estado. Nesta sexta-feira (9) as taxas de ocupação de leitos SUS no estado estavam em 90% para leitos de UTI e em 75% para leitos de enfermaria.

Baixar arquivo
Saúde

IFA da vacina de Oxford, feito pela Fiocruz, será entregue em setembro

As primeiras doses da vacina de Oxford/Astrazeneca produzida com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) fabricado pela Fiocruz, devem ser entregues ao Ministério da Saúde a partir de setembro. A previsão é da Bio-Manguinhos, unidade da Fundação Oswaldo Cruz responsável pela fabricação do insumo.

Baixar arquivo
Educação

Provas do Encceja 2020 são adiadas para 29 de agosto

O exame seria aplicado no dia 25 de abril, mas o Inep resolveu adiar por causa do agravamento da pandemia de Covid-19. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (9).

Baixar arquivo
Política

EBC e Eletrobras são incluídas no programa de privatização

A EBC, Empresa Brasil de Comunicação, e a Eletrobras foram incluídas no programa de privatização do governo federal. Os decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro foram publicados nessa sexta-feira no Diário Oficial da União.

Baixar arquivo