Macaé, no RJ, anuncia compra de 500 mil doses da CoronaVac
A prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, anunciou uma parceria com o Instituto Butantan para aquisição da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto em parceria com a empresa chinesa Sinovac. A intenção do governo municipal é comprar 500 mil doses, com o primeiro lote previsto para chegar ao município em janeiro. A informação foi divulgada na tarde desta sexta-feira.
De acordo com a prefeitura, desde outubro Macaé vem realizando negociações com o Butantan, para acertar a comprar da vacina assim que as doses estivessem disponíveis, após a liberação pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. E que a parceria com o instituto foi firmada na última quinta-feira.
Em nota, a prefeitura de Macaé informou que já dispõe de um protocolo de vacinação, que prevê a imunização inicial para grupos prioritários, como profissionais de saúde, idosos e pessoas com doenças crônicas.
O anúncio acontece um dia após a Prefeitura de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, acertar a compra da vacina contra o novo coronavírus na sede do Instituto Butantan, em São Paulo. A previsão é do fornecimento de 1,1 milhão de doses da Coronavac. A quantidade é suficiente para imunizar toda a população da cidade, de mais de 500 mil habitantes, a partir de janeiro.