MS pode assinar intenção de compra da vacina Pfizer ainda nesta semana

Imunizante não tem data definida para chegar ao Brasil

Publicado em 08/12/2020 - 15:13 Por Dayana Vítor - Brasília

Existe uma expectativa de que o Ministério da Saúde assine ainda esta semana a intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer e Biontech contra a Covid-19. O imunizante deve chegar em solo brasileiro só no ano que vem, mas ainda sem uma data específica.

O secretário executivo da pasta, Élcio Franco, explicou que o governo negocia com vários laboratórios, mas explica os motivos pelos quais decidiu assinar o protocolo de intenções com a Pfizer.

Um dos grandes obstáculos para adquirir a vacina era o seu armazenamento que precisa ser a menos 70 graus celsius. Porém segundo Élcio, a Pfizer ofereceu uma opção.

Em audiência pública na Comissão da Câmara dos Deputados que acompanha o combate ao novo coronavírus nesta terça-feira (08), o subsecretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Saúde, Arionaldo Bonfim Rosendo, garantiu que a pasta já reservou dinheiro para a compra de outras vacinas em 2021.

No dia 25 de novembro, a Pfizer pediu o registro da vacina contra a Covid-19 à Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O requerimento foi na modalidade submissão continuada, criado para agilizar o procedimento de análise.

No mesmo mês, o laboratório anunciou a conclusão dos testes que verificaram eficácia de 95% de proteção contra o novo coronavírus. Eles foram realizados com mais de 43 mil voluntários de 150 países, incluindo o Brasil.

A vacina da Pfizer utiliza tecnologia Gênica, em que o imunizante estimula o nosso corpo a produzir proteínas virais do novo coronavírus e desta forma cria uma proteção no caso de contato com o vírus. São necessárias duas doses com o intervalo de 21 dias para a proteção ser efetiva.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo