A Justiça Federal no Amazonas determinou que o governo federal promova a transferência imediata para outros estados de todos os pacientes da rede pública de Manaus que estejam com risco de perder a vida devido à falta de oxigênio.
Baixar arquivo61 recém-nascidos que estão em UTIs na cidade correm o risco de morrer caso o suprimento acabe e, por isso, podem ser transferidos para outros estados. Oito unidades da Federação já comunicaram que têm vagas disponíveis. A Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas informou que o procedimento será feito com a autorização dos pais e garantia do acompanhamento pelas mães.
Baixar arquivoNo pedido, o Ministério da Saúde ressaltou que há urgência na entrega das doses, para que o governo possa dar início à logística de distribuição para todos os estados. O Instituto Butantan disse que vai entregar a totalidade das doses requeridas
Baixar arquivoO percentual, referente ao início de 2021, é considerado crítico pela Fundação Oswaldo Cruz, que fez o levantamento em Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba e Campo Grande e Rio de Janeiro.
Baixar arquivoA identificação foi feita pela Fundação Oswaldo Cruz na última terça. A nova variante do vírus foi encontrada em uma mulher de 29 anos que estava com sintomas leves da Covid-19. O Ministério da Saúde foi informado pela Fiocruz que a paciente já tinha desenvolvido a doença em março do ano passado.
Baixar arquivo