Rio passa de risco moderado para alto risco em contágio do coronavírus

Mudança se deve à piora dos indicadores avaliados pela Saúde

Publicado em 24/12/2020 - 15:05 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro passou de bandeira laranja, de risco moderado para o novo coronavírus, para a bandeira vermelha, de risco alto. Esta é a primeira vez que a escala alcança esse nível desde que o monitoramento começou a ser feito.

A mudança se deve à piora dos indicadores avaliados pela Secretaria Estadual de Saúde. Nas duas últimas semanas, houve um aumento de mais de 15% nos óbitos por síndrome respiratória, somando 522 mortos.

Também preocupa o salto de quase 38% nos resultados positivos entre as pessoas testadas para o vírus. A previsão é que os leitos de UTI se esgotem em apenas 19 dias, se a curva ascendente de internações não for contida. Atualmente, a taxa de ocupação em todo o estado é de 77% nos leitos de UTI e 69% na enfermaria.

Também se destaca a quantidade de atendimentos por suspeita de covid-19 nas unidades de pronto atendimento estaduais. Em outubro eram em torno 500 por dia, mas desde o início de dezembro isso dobrou para 1000. 

Agora não há mais nenhuma região do estado em bandeira amarela, de baixo risco. No Centro-sul, um dos locais que estava nesta situação, a média de mortos quadruplicou em duas semanas. Agora o risco é moderado, assim como no Médio Paraíba, na baixada litorânea e na região metropolitana II.

Já a região metropolitana I, onde fica a capital do estado, permanece o alto risco, assim como a baia da Ilha Grande e as regiões serrana, norte e noroeste. 

Apesar do painel de indicadores recomendar a adoção de medidas mais rígidas de distanciamento, por causa da bandeira vermelha, nenhuma ação nesse sentido foi determinada pelo estado. O governo informou apenas que abriu mais 810 leitos na rede estadual para a tratamento da covid, e anunciou a liberação  de R$66 milhões para fortalecer as ações na capital.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Municípios do RJ investiram apenas 2,7% do orçamento, afirma Firjan

O resultado é de um estudo da Firjan, Federação das Indústrias do Estado, que analisou dados de mais de 5.200 cidades brasileiras.

Baixar arquivo
Esportes

Rio é escolhido como principal viagem esportiva da América do Sul

O anúncio foi feito, em Londres, pelo World Travel Awards, iniciativa global que reconhece a excelência em viagens e turismo mundo afora.

Baixar arquivo
Saúde

Conitec recomenda consulta pública sobre tratamento de covid-19

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde, recomendou hoje (21) o encaminhamento para consulta pública das diretrizes sobre os medicamentos para tratamento de covid-19. A reunião extraordinária da Conitec ocorreu na manhã desta quinta-feira e durou cerca de cinco horas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

7 mil crianças e adolescentes são mortos a cada ano, diz UNICEF

7 mil crianças e adolescentes, em média, são mortos a cada ano no Brasil. E 45 mil meninos e meninas sofrem violência sexual no país anualmente, desde 2016.

Baixar arquivo
Educação

Rondônia proibe que escolas usem linguagem neutra, como o "todes"

A linguagem neutra propõe o uso de expressões e troca de letras em palavras para evitar a binaridade entre os gêneros masculino e feminino. Por exemplo, amigos ficaria “amigues” e os pronomes ele e ela, ficariam “elu”.

Baixar arquivo
Esportes

Cidade de São Paulo realiza Jogos LGBTQIAP+ para promover a inclusão

A competição vai contar com três modalidades: futebol de campo, futsal e vôlei. Ainda dá tempo de se inscrever, mas é preciso correr, o prazo termina a meia noite desta sexta-feira.

Baixar arquivo