Shoppings do RJ poderão ficar abertos 24h

Publicado em sexta-feira, 4 Dezembro, 2020 - 17:50 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Apesar das recomendações de entidades científicas e do Ministério Público, o governo fluminense e a prefeitura do Rio de Janeiro decidiram não retroceder com a reabertura das atividades econômicas. Pelo contrário: anunciaram nesta sexta-feira (4) que os shoppings poderão ficar abertos 24 horas, na esperança de que parte dos consumidores faça suas compras de madrugada, diminuindo as aglomerações e o risco de contágio pelo novo coronavírus.

A única restrição anunciada, diante da curva crescente de casos de covid-19 no estado, foi o fechamento das escolas nessa reta final de ano letivo, mas apenas na rede municipal do Rio.

O governador em exercício Cláudio Castro acredita que a obediência às medidas, como o uso de máscara e o distanciamento social, são suficientes para frear o aumento de novos casos e óbitos.

A estratégia tanto do estado quanto da prefeitura se concentra em tratar os infectados pelo coronavírus, ao invés de restringir a circulação para frear a curva de contaminação.

Nesta quinta-feira, a média móvel de novos casos diários de covid-19 no estado passou de 2,7 mil, o que está próximo do pico de cerca de 3 mil registros ocorrido em julho. Além disso, a taxa de ocupação dos leitos do SUS na capital, que atendem a diversos municípios, chegou a 85% em enfermaria e 92% em UTI - 330 pessoas aguardavam transferência para um leito especializado, o que pode levar até 18 horas, no caso do tratamento intensivo.

Na rede estadual, a promessa do governo é abrir 386 vagas, sendo 314 de UTI. Já a prefeitura pretende disponibilizar nas próximas semanas mais 170 leitos de enfermaria e 50 de tratamento intensivo.

A secretária municipal de saúde Beatriz Busch garantiu que o atendimento de covid-19 está planejado para receber todos os que precisam.

Mas a secretária fez um apelo aos médicos do município, para que se inscrevam nos processos seletivos da empresa de saúde, e completem o quadro funcional necessário para que essas vagas operem em sua máxima capacidade.

E apesar de não decretar novas restrições, o governador Cláudio Castro e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, pediram que a população deixe de lotar as praias nos fins de semana e não faça mais aglomerações, como as que têm sido vistas cotidianamente ao redor de bares em diversos bairros cariocas.

Já prevendo que o Rèveillon pode ser problemático mesmo sem festas oficiais, o governo anunciou que o metrô, que costuma funcionar sem pausas nesse período, fechará às oito da noite no dia 31 .

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde distribui doses da vacina AstraZeneca/Oxford

O Ministério da Saúde começou a distribuição de  dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzidas pelo laboratório indiano Sérum. 

Baixar arquivo
Saúde

Atendimentos psicológicos em Boa Vista crescem 60% com a pandemia

Dados são do Centro de Atenção Psicossocial 2, da rede pública de saúde. Em 2020, a unidade fez 1.806 atendimentos contra 1.134 em 2019. Este mês é marcado pela campanha nacional Janeiro Branco, que tem como tema “Todo cuidado conta”.

 

Baixar arquivo
Geral

Estudantes fazem hoje as provas de exatas do Enem

Estudantes de todo o país fazem hoje a segunda prova do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. Os portões serão abertos às 11h30 e a entrada será permitida até às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

Baixar arquivo
Economia

Após impacto pela pandemia, vagas para estágios devem crescer este ano

As vagas para estágio de estudantes foram impactadas pela pandemia de coronavírus no Brasil. Cerca de 40% das vagas foram fechadas em 2020, mas a perspectiva que este cenário mude este ano. 

Os detalhes com Kariane Costa. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugueses vão às urnas neste domingo para escolha do presidente

O portugueses vão às urnas neste domingo (24) para a escolha do presidente.  A expectativa é que devido ao novo lockdown decretado há uma semana, a taxa de abstenção seja alta. 

Baixar arquivo
Saúde

Conecte SUS: aplicativo ajuda no controle de vacinas contra a covid-19

A ferramenta já está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos e é muito fácil de usar. Depois de baixar, basta informar o número do Cartão Nacional de Saúde - também chamado de Cartão SUS - ou do CPF. Se você já tiver cadastro nos sites do governo federal, com o CPF, provavelmente poderá usar a mesma senha. Se não tiver, é só preencher o formulário.

Baixar arquivo