Shoppings do RJ poderão ficar abertos 24h

Publicado em 04/12/2020 - 17:50 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Apesar das recomendações de entidades científicas e do Ministério Público, o governo fluminense e a prefeitura do Rio de Janeiro decidiram não retroceder com a reabertura das atividades econômicas. Pelo contrário: anunciaram nesta sexta-feira (4) que os shoppings poderão ficar abertos 24 horas, na esperança de que parte dos consumidores faça suas compras de madrugada, diminuindo as aglomerações e o risco de contágio pelo novo coronavírus.

A única restrição anunciada, diante da curva crescente de casos de covid-19 no estado, foi o fechamento das escolas nessa reta final de ano letivo, mas apenas na rede municipal do Rio.

O governador em exercício Cláudio Castro acredita que a obediência às medidas, como o uso de máscara e o distanciamento social, são suficientes para frear o aumento de novos casos e óbitos.

A estratégia tanto do estado quanto da prefeitura se concentra em tratar os infectados pelo coronavírus, ao invés de restringir a circulação para frear a curva de contaminação.

Nesta quinta-feira, a média móvel de novos casos diários de covid-19 no estado passou de 2,7 mil, o que está próximo do pico de cerca de 3 mil registros ocorrido em julho. Além disso, a taxa de ocupação dos leitos do SUS na capital, que atendem a diversos municípios, chegou a 85% em enfermaria e 92% em UTI - 330 pessoas aguardavam transferência para um leito especializado, o que pode levar até 18 horas, no caso do tratamento intensivo.

Na rede estadual, a promessa do governo é abrir 386 vagas, sendo 314 de UTI. Já a prefeitura pretende disponibilizar nas próximas semanas mais 170 leitos de enfermaria e 50 de tratamento intensivo.

A secretária municipal de saúde Beatriz Busch garantiu que o atendimento de covid-19 está planejado para receber todos os que precisam.

Mas a secretária fez um apelo aos médicos do município, para que se inscrevam nos processos seletivos da empresa de saúde, e completem o quadro funcional necessário para que essas vagas operem em sua máxima capacidade.

E apesar de não decretar novas restrições, o governador Cláudio Castro e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, pediram que a população deixe de lotar as praias nos fins de semana e não faça mais aglomerações, como as que têm sido vistas cotidianamente ao redor de bares em diversos bairros cariocas.

Já prevendo que o Rèveillon pode ser problemático mesmo sem festas oficiais, o governo anunciou que o metrô, que costuma funcionar sem pausas nesse período, fechará às oito da noite no dia 31 .

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo