Todos pela Saúde ensina condutas de isolamento seguro em favelas
Ensinar condutas de isolamento seguro a pacientes com covid-19 em favelas. Essa é a proposta do programa Todos pela Saúde, uma organização que reúne vários especialistas, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, Redes da Maré, SAS Brasil, Dados do Bem, União Rio e Conselho Comunitário de Manguinhos.
Juntos, eles oferecem aos moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, testes e orientações para combater a pandemia da covid-19, acompanhamento médico remoto, apoio psicológico, visitas e também oferecem produtos de limpeza, alimentos e outros itens necessários para a recuperação dos doentes.
Esse acompanhamento permite que os pacientes tenham mais segurança e sejam encaminhados aos hospitais apenas em caso de necessidade.
O programa, de acordo com a coordenação do projeto, acolheu 225 pacientes moradores de 11 das 16 favelas da Maré, onde vivem cerca de 140 mil pessoas.
Desde o início da pandemia, foram detectados 1.078 casos da covid-19 na Maré e 136 mortes.
A intenção é que o projeto possa ser replicado em outras comunidades.
O programa Todos pela Saúde disponibiliza uma cartilha com detalhes para um isolamento seguro no site redesdamare.org.br/conexaosaude.