Anvisa publica plano para monitorar efeitos da vacina para covid-19

Será criada uma sala de situação para a vigilância de eventos adversos

Publicado em 16/01/2021 - 19:11 Por Leandro Martins - Brasília

A Anvisa publica plano para monitorar possíveis efeitos colaterais das vacinas contra a covid 19.

O Plano de Monitoramento de Eventos Adversos de Vacinas, publicado nessa sexta-feira (15), aponta lições aprendidas com epidemias anteriores, na cooperação entre autoridades reguladoras de vários países do mundo, e também estratégias para monitorar os produtos destinados à pandemia de covid-19.  

Um dos pontos previstos no plano é a criação de uma sala de situação para a vigilância de eventos adversos das vacinas contra covid-19. 

Com o “MonitoraCovid-19”, a Agência vai fornecer informações para ajudar na tomada de decisão em casos de efeitos colaterais da imunização. Também vai orientar os profissionais de saúde com maneiras de minimizar ou interromper possíveis riscos.

O Plano de Monitoramento prevê ainda a recriação da Câmara Técnica de Farmacovigilância, onde especialistas técnico-científicos de alto nível, não ligados à Anvisa, vão assessorar a Agência na tomada de decisões, como a avaliação cuidadosa dos casos e no julgamento sobre a segurança das novas vacinas.  

Outro ponto é estimular a comunicação de possíveis efeitos adversos ao sistema de saúde o mais rápido possível, pelo sistema VigiMed.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

MP destina R$ 5,5 bilhões para compra de vacinas contra a covid-19

O governo federal destinou R$5,5 bilhões para a compra de mais vacinas, a partir de uma Medida Provisória assinada na noite dessa segunda-feira (10).

Baixar arquivo
Política

Governo compra 4,5 milhões de medicamentos para pacientes graves

O Ministério da Saúde anunciou a compra de 4,5 milhões de medicamentos que serão usados em pacientes em estado grave.

Baixar arquivo
Geral

MP do Rio começa a ouvir testemunhas de ação policial no Jacarezinho

De acordo com nota publicada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, o órgão se colocou à disposição para receber as testemunhas e os familiares das vítimas.

Baixar arquivo
Esportes

Sport vence Salgueiro e está na final do campeonato pernambucano

Nessa segunda-feira (10) o Sport venceu o Salgueiro e foi classificado para a final do campeonato pernambucano contra o Náutico.

E hoje é dia de Taça Libertadores da América. Confira as notícias do futebol com Bruno Mendes. 

Baixar arquivo
Geral

Feirantes da Manaus Moderna vão trabalhar em balsa durante as cheias

Com a subida do Rio Negro, que ultrapassou a cota de inundação severa, com 29,47 metros, cerca de 200 feirantes da Manaus Moderna vão trabalhar em uma balsa. Nesta segunda-feira, o Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu a situação de emergência em Manaus,

Baixar arquivo
Política

Piso salarial para enfermeiros pode ser votado no Senado

O projeto de lei que prevê um piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras da rede pública e privada pode ser colocado em votação nos próximos dias no Senado.

Baixar arquivo