Após determinação da Justiça, Manaus divulga lista de vacinados

Procura por leito aumentou 140% e estado dá início a novas restrições

Publicado em 25/01/2021 - 14:10 Por Maíra Heinen - Brasília

A lista de pessoas vacinadas em Manaus já está no site da prefeitura da cidade. A Justiça Federal do Amazonas determinou que a prefeitura publique a relação diariamente na internet, para evitar os chamados fura-filas. A liminar ainda estabelece  que, a pessoa já vacinada sem fazer parte do grupo de prioridades não terá o direito de receber a segunda dose até que chegue a própria vez.

Em nota, o prefeito de Manaus, David Almeida, declarou que a elaboração da lista de pessoas vacinadas é de responsabilidade dos gestores das respectivas unidades de saúde e que uma Comissão de Ética vai apurar as denúncias.

Nesta segunda-feira (25), o Amazonas deu início às novas restrições. São várias medidas para tentar reduzir a pressão sobre o sistema de saúde do estado, que está superlotado com os atendimentos contra a covid-19. A procura por leitos na rede hospitalar cresceu 140% este mês.

Moradores só poderão sair de casa para ir ao mercado, às feiras de alimentos, à farmácia ou ao hospital. Pela manhã, 17 pessoas foram presas por descumprir o decreto, que tem validade até o próximo dia 31.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, acompanha a situação do Amazonas e segue no estado, desde sábado (23), sem data para retorno à Brasília.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou ao Supremo Tribunal Federal, abertura de inquérito para apurar a conduta do ministro, em relação ao colapso em Manaus.



 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo